Tempo seco: grande parte do Brasil pode ter umidade do ar abaixo de 20%

Áreas do Centro-Oeste, do interior de São Paulo e de Minas Gerais devem ser a mais afetadas pelo fenômeno ao longo desta semana

Helena Barra, da CNN*, em São Paulo
Compartilhar matéria

Áreas do Centro-Oeste, do interior de São Paulo e de Minas Gerais podem atingir valores de umidade abaixo de 20% ao longo desta semana, trazendo elevação de temperaturas nas regiões.

Já o frio deve continuar no restante do Brasil, segundo a Nottus.

Este fenômeno ocorre devido um grande sistema de alta pressão que predomina sobre o país e impede a formação de nuvens carregadas, o que dificulta o deslocamento das massas de ar frias. 

O litoral do Rio Grande do Sul enfrenta uma frente fria nesta terça-feira (8). As nuvens aumentam ao longo do dia e pode chuviscar, também, na capital. A temperatura no Sul segue baixa nos próximos dias. 

As áreas de instabilidade permanecem ativas entre Sergipe; Rio Grande do Norte; litoral do Maranhão e no noroeste do Amazonas, devido o risco de chuva forte. No Sudeste o frio continua entre a noite, madrugada e início da manhã.  

Até o final desta primeira quinzena o tempo não apresenta graves mudanças. Ao longo da segunda quinzena do mês, a chuva volta a aumentar sobre o Sul do país. 

Nesta terça-feira (8), a umidade fica entre 20 e 30% na área amarela e entre 12 e 20% na área em laranja. Veja abaixo: 

Previsão de umidade no Brasil. Áreas em laranja em alerta • Reprodução/Nottus
Previsão de umidade no Brasil. Áreas em laranja em alerta • Reprodução/Nottus

Ao longo da semana, a umidade relativa do ar cai mais e a área em estado de alerta se expande sobre o sul do Tocantins; oeste da Bahia; Centro-Oeste e parte de São Paulo e de Minas Gerais.