Últimos dias do inverno podem ter calor de até 42°C no Brasil
Temperaturas sobem ao longo da semana, mas frente fria deve trazer alívio no início da primavera

Os últimos dias do inverno devem ser marcados por oscilações de temperatura e umidade em boa parte do país, sendo caracterizados pelo aumento do calor ao longo da semana.
O clima permanece ameno em grande parte do Brasil, com previsão de chuva no interior de São Paulo e em áreas do Centro-Oeste, o que deve amenizar a baixa umidade que atingiu níveis críticos nos últimos dias.
Até o próximo domingo (21), dia que marca o fim do inverno brasileiro, os termômetros voltam a subir e podem atingir picos de até 42°C em cidades do país, com os dias mais quentes previstos entre a próxima quinta-feira (18) e sexta-feira (19).
No Centro-Oeste, Campo Grande pode chegar a 36°C e apenas 11% de umidade. Cuiabá apresenta a maior temperatura da tabela, 42°C, sob umidade mais crítica, de 9%. Goiânia chega a 40°C. Brasília tem máxima de 32°C, com tempo seco e baixa probabilidade de chuva.
Em Porto Alegre, na região Sul, a máxima será de 28°C, com ventos de até 40 km/h e tempo seco. Florianópolis registra 28°C, mas com umidade mais alta. Em Curitiba, a máxima chega a 26°C, acompanhada de pancadas de chuva isoladas.
Já na região Sudeste, a capital paulista pode ter 32°C e tempo seco. Rio de Janeiro tem máxima de 36°C e Belo Horizonte registra calor forte com 34°C. Em Vitória, os termômetros devem marcar 32°C, com baixa umidade.
No Nordeste, as temperaturas se elevam com destaque para São Luís, que registra 44°C, seguido por Teresina com 41°C e Fortaleza com 39°C, enquanto as demais capitais variam entre 32°C e 34°C, com pancadas rápidas de chuva em algumas cidades litorâneas.
A capital do Tocantins, Palmas, na região Norte, lidera com 43°C, uma das mais altas do país, enquanto as demais capitais marcam entre 35°C e 37°C, com tempo seco predominante e chuvas isoladas em Porto Velho.
No entanto, os dias quentes devem perder força com a chegada de uma frente fria no começo da próxima semana, coincidindo com o início da primavera.
Segundo a agência de meteorologia Nottus, o cenário reforça o caráter instável do período de transição entre as estações, marcado por instabilidade de temperaturas e precipitações.
A frente fria prevista deve espalhar chuva por grande parte do país, ajudando a aliviar o tempo seco e as altas temperaturas.


