Últimos dias do inverno podem ter calor de até 42°C no Brasil

Temperaturas sobem ao longo da semana, mas frente fria deve trazer alívio no início da primavera

Felipe Souza, da CNN, em São Paulo
Regiões do Brasil podem apresentar aumento nas temperaturas  • Divulgação/Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Os últimos dias do inverno devem ser marcados por oscilações de temperatura e umidade em boa parte do país, sendo caracterizados pelo aumento do calor ao longo da semana.

O clima permanece ameno em grande parte do Brasil, com previsão de chuva no interior de São Paulo e em áreas do Centro-Oeste, o que deve amenizar a baixa umidade que atingiu níveis críticos nos últimos dias.

Até o próximo domingo (21), dia que marca o fim do inverno brasileiro, os termômetros voltam a subir e podem atingir picos de até 42°C em cidades do país, com os dias mais quentes previstos entre a próxima quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

No Centro-Oeste, Campo Grande pode chegar a 36°C e apenas 11% de umidade. Cuiabá apresenta a maior temperatura da tabela, 42°C, sob umidade mais crítica, de 9%. Goiânia chega a 40°C. Brasília tem máxima de 32°C, com tempo seco e baixa probabilidade de chuva.

Em Porto Alegre, na região Sul, a máxima será de 28°C, com ventos de até 40 km/h e tempo seco. Florianópolis registra 28°C, mas com umidade mais alta. Em Curitiba, a máxima chega a 26°C, acompanhada de pancadas de chuva isoladas.

Já na região Sudeste, a capital paulista pode ter 32°C e tempo seco. Rio de Janeiro tem máxima de 36°C e Belo Horizonte registra calor forte com 34°C. Em Vitória, os termômetros devem marcar 32°C, com baixa umidade.

No Nordeste, as temperaturas se elevam com destaque para São Luís, que registra 44°C, seguido por Teresina com 41°C e Fortaleza com 39°C, enquanto as demais capitais variam entre 32°C e 34°C, com pancadas rápidas de chuva em algumas cidades litorâneas.

A capital do Tocantins, Palmas, na região Norte, lidera com 43°C, uma das mais altas do país, enquanto as demais capitais marcam entre 35°C e 37°C, com tempo seco predominante e chuvas isoladas em Porto Velho.

No entanto, os dias quentes devem perder força com a chegada de uma frente fria no começo da próxima semana, coincidindo com o início da primavera.

Segundo a agência de meteorologia Nottus, o cenário reforça o caráter instável do período de transição entre as estações, marcado por  instabilidade de temperaturas e precipitações.

A frente fria prevista deve espalhar chuva por grande parte do país, ajudando a aliviar o tempo seco e as altas temperaturas.