Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Voepass: passageira soube de suspensão por rede social a caminho do voo

    Anac suspendeu operações da Voepass; fiscais do Procon foram a Congonhas acompanhar atendimentos

    Danilo Moliternoda CNN , Brasília

    Larissa voaria na manhã desta terça-feira (11) para Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Seria uma viagem a trabalho, em um avião da Voepass.

    A caminho do Aeroporto de Congonhas, que fica na capital paulista, a fisioterapeuta rolava as redes sociais quando se surpreendeu com uma notícia: a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia suspendido a operação da companhia.

    “Quando cheguei aqui, às 10h50, confirmei que meu voo estava cancelado e me direcionaram para o guichê da Latam. A caminho do aeroporto eu já tinha visto, no Instagram, que a Voepass havia sido suspensa”, contou à CNN no terminal.

    O procedimento relatado por Larissa foi o padrão operado pela Voepass nesta terça-feira em Congonhas: encaminhar passageiros à Latam em uma tentativa de reacomodação do passageiro em outro voo com o mesmo destino.

    Parte dos passageiros foram reacomodados — não foi o caso de Larissa. O voo disponível para o destino no interior decolaria às 23h desta terça e não seria possível à fisioterapeuta comparecer ao seu compromisso.

    “Meu caso não foi resolvido. Mas os atendentes foram super prestativos”, ponderou a passageira, que deve ter seu bilhete reembolsado.

    O Procon-SP notificou a Voepass para que realizasse os devidos esclarecimentos aos passageiros prejudicados sobre a suspensão e soluções ao problema. O órgão de defesa do consumidor enviou fiscais a Congonhas para acompanhar os atendimentos presenciais.

    Seis fiscais fizeram rondas pelo terminal e fiscalizaram atendimentos, os fotografando e gravando. Segundo relatos à CNN, não houve intercorrências relevantes.

    Procon notifica Voepass

    O Procon pediu que a Voepass notifique sobre como foi comunicada a suspensão dos voos programados para esta terça. A Latam também foi notificada em razão de acordo comercial entre as duas empresas. Os voos da Voepass podem ser comercializados por meios das duas companhias aéreas e por agências de viagens.

    Segundo o Procon, o dever de informar os passageiros sobre alterações e cancelamentos de voos será da empresa responsável pela comercialização dos bilhetes.

    Além disso, o órgão explica que as empresas precisaram informar a situação do voo, e as alternativas previstas na legislação, tais como:

    • reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea ou até de outra companhia
    • execução do serviço para o mesmo destino por modalidade como via rodoviária, por exemplo
    • e reembolso do valor pago integralmente

    Em nota, a Anac informou que a decisão acontece por conta de violações nas condições de segurança estabelecidas pela agência.

    Ainda segundo a publicação, a suspensão é de caráter cautelar, e valerá até que seja comprovada a “correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamento”.

    Tópicos