Brasília amanhece coberta por fumaça após incêndio no Parque Nacional
Nível de poluentes no ar está 5 vezes maior que valor de referência anual da OMS nesta segunda (16)
A cidade de Brasília amanheceu nesta segunda-feira (16) coberta pela fumaça do grande incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília, neste domingo (15).
De acordo com a agência suíça IQAir, o índice da qualidade do ar nesta segunda na capital é de 81, considerado moderado.
O nível de poluentes no ar está cinco vezes maior que o valor de referência anual da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), o incêndio no Parque Nacional de Brasília já destruiu ao menos 1,2 mil hectares.
De acordo com a MetSul, os incêndios florestais que atingem grande parte do Brasil resultam em “níveis altíssimos” de monóxido de carbono (CO) na atmosfera do país, substância tóxica e até fatal em ambientes fechados com emissão local.
As recomendações de saúde nesse período – principalmente para grupos sensíveis como idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias – incluem evitar atividades físicas ao ar livre, usar máscaras em áreas externas para evitar a inalação de pequenas partículas e beber bastante água.
O fogo no Parque Nacional foi originado fora da unidade de conservação, mas chegou ao local por volta das 11h20 de domingo.
Foram mobilizados 15 brigadistas do ICMBio, além de 40 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e cinco brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar as possíveis causas da queimada.
Nesta segunda-feira, Brasília completa 146 dias sem chuvas e está a dois dias de chegar na segunda seca mais longa da história da cidade.