Cães de patrulha da GM do Rio ‘se aposentam’ e são oferecidos para adoção

Cinco animais com idade entre 8 e 11 anos deixarão a Guarda Municipal; interessados devem participar de processo de seleção

Isabelle Resende e Jairo Nascimento, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A Guarda Municipal do Rio vai disponibilizar cinco cães de patrulhamento para adoção. Os animais estão se aposentando e tem idade entre 8 e 11 anos. Os cachorros são saudáveis e os interessados devem passar por uma avaliação rigorosa.

Por enquanto, são 116 os interessados na adoção. O processo de seleção de um novo dono é rigoroso. São feitas entrevistas, encontros para testar o entrosamento entre o novo dono e o animal. O adotante precisa assinar um termo de responsabilidade e assumir que o cão não irá mais trabalhar.

Leia também:
Guaxinim atormenta Casa Branca e interrompe repórter; veja o vídeo

Aldo, da raça pastor belga-malinois, está entre os cães disponíveis para adoção
Aldo, da raça pastor belga-malinois, está entre os cães disponíveis para adoção
Foto: Jairo Nascimento/CNN Brasil

Os cachorros são saudáveis, vacinados e adestrados. André Cunha, veterinário responsável, explica que é preciso manter uma rotina de atividades com os cães. “É preciso manter atividade física para evitar estresse, tem que estar sem em movimento para manter a boa saúde”, comenta.

Entre os disponíveis, são quatro cães da raça pastor belga-malinois: Aldo e Ambar, de 10 anos, Iana, e Iankee, com 8 anos, sendo duas fêmeas e dois machos. A outra é uma cadela da raça pastor alemão: Garra, de 11 anos.

Em média, os cães trabalham entre o primeiro e o sétimo ano de vida. Depois, são oferecidos para adoção do GM com quem trabalhou, mas caso o guarda não queira, o animal pode ser adotado por algum membro da corporação ou por interessados.

Os interessados em adotar um dos cães podem entrar em contato com o Grupamento de Cães de Guarda pelo e-mail: canilguarda@gmail.com ou pelo telefone (21) 3234-1057, das 9h às 16h.

Mais Recentes da CNN