Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Calor sufocante ganha força no Brasil no fim de semana e se intensifica no feriado de 15 de novembro

    Termômetros podem chegar a 40ºC em diversas regiões, como Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste

    Da CNN

    Uma onda de calor chega ao Brasil e deve se intensificar nos próximos dias, com os termômetros podendo chegar a 40ºC em algumas regiões, segundo a Climatempo.

    Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste, Sudeste e o Nordeste. Como consequência, essas áreas devem ter dias com poucas nuvens, sem chuva e com bastante calor. A onda trará temperaturas de até 5 °C acima da média por um período de 3 a 5 dias, perdurando até o feriado de 15 de novembro.

    “Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos”, disse o meteorologista Vinicius Lucyrio à Climatempo.

    “Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência.”

    O El Niño é um dos principais fatores que explicam o aumento das temperaturas, como o Brasil observou na onda de calor que atingiu o país em setembro, de acordo com Willians Bini, meteorologista head de comunicação da Climatempo. Essa será a quarta onde de calor que o país vive no segundo semestre de ano.

    No Sul do Brasil, a previsão é de chuva. A Climatempo soltou um alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h, no centro e sul do Rio Grande do Sul e no planalto Sul e Norte de Santa Catarina.

    Veja também: Tempestade de areia atinge Manaus e encobre prédios

    (Publicado por Marina Toledo)