Cancelamento de desfiles da Independência e mais da tarde de 7 de agosto

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo 

Da CNN

Ouvir notícia

O cancelamento dos desfiles da Independência do Brasil, o avanço da inflação brasileira em julho e a ajuda do governo federal ao Líbano estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 7 de agosto de 2020. 

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, ficou em 0,36% em julho, puxado principalmente pela alta da gasolina e da energia elétrica. A taxa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a maior do ano e a mais alta para um mês de julho desde 2016.

7 de setembro

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, determinou aos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que orientem suas tropas a não participarem dos desfiles relacionados à comemoração da Independência do Brasil que acontecem em setembro. Procurada pela CNN, a assessoria de imprensa do ministério informou que os desfiles de 7 de setembro serão cancelados neste ano.

Ajuda ao Líbano

O Ministério da Saúde ofereceu ao Líbano um kit de emergência com 30 tipos de medicamentos e 18 tipos de insumos hospitalares, como ajuda para as vítimas da explosão na capital, Beirute. A pasta também ofereceu o envio de vacinas.

Reforma tributária 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para explicar pessoalmente a proposta de reforma tributária do governo. Segundo o colunista de política Igor Gadelha, da CNN, o chefe da equipe econômica busca apoio do senador para a criação do novo imposto sobre transações eletrônicas, apelidado no Congresso Nacional de “Nova CPMF”.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completa 14 anos com alta de feminicídios na pandemia. O número de casos de assassinato de mulheres cresceu 2,2% entre março e maio de 2020, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

(Edição: André Rigue)

Mais Recentes da CNN