Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Capitais brasileiras farão Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (13)

    Objetivo é aumentar a imunização contra a doença, cujo número de casos costuma aumentar nesta época do ano

    Letícia CassianoLuan LeãoVictor Locatelida CNN*

    Em São Paulo

    Diversas capitais brasileiras realizam neste sábado (13) o Dia D de vacinação contra a gripe.

    A ação serve para estimular a vacinação entre a população contra a influenza, vírus causador da gripe, para a prevenção da doença que é comum nesta época do ano.

    Segundo o boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz nesta semana, 18 estados brasileiros apresentam tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente nos casos causados por influenza A e vírus sincicial respiratório (VSR).

    Ainda de acordo com a Fiocruz, 18 capitais têm tendência de crescimento no número de casos de SRAG: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e Vitória (ES).

    Veja será a campanha nas capitais

    Sudeste

    Na região Sudeste, as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória aderiram a campanha.

    Em Belo Horizonte, a vacinação ocorre das 8h às 17h nos 152 centros de saúde da cidade, no Centro de Atenção à Saúde do Viajante, e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, além de outros pontos que irão funcionar em horários diferentes.

    No Rio de Janeiro, a campanha também acontece das 8h às 17h em mais de 600 pontos de vacinação pela cidade, nas 238 unidade de Atenção Primária, que são as clínicas da família e centros municipais de saúde, e em praças, igrejas, shoppings, escolas e associações de moradores, onde o fluxo de pessoas é grande.

    Na capital paulista, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas estarão abertas das 7h às 19h para a imunização neste sábado. Apesar disso, o estado organizou a vacinação contra gripe nos 645 municípios paulistas para hoje

    A capital do Espírito Santo, Vitória, tem 12 pontos de vacinação, que funcionarão das 8h às 17h, mas é necessário agendar o atendimento. Outras vacinas de rotina também serão aplicadas durante o expediente.

    Sul

    Na região Sul, Porto Alegre conta com as unidades de saúde abertas das 9h às 18h para a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que na cidade é de 698.504 pessoas.

    Curitiba estará com 20 unidades de saúde abertas, das 9h às 17h, para a vacinação contra a influenza para o público alvo. No decorrer do dia, outros imunizantes também serão oferecidos para a população.

    Em Florianópolis, o Dia D tem como foco a aplicação de vacinas contra a gripe e a dengue, mas outros imunizantes também estão disponíveis para vacinação. A campanha acontece em cerca de 30 pontos espalhados pela cidade das 8h às 17h, além das unidades de saúde. Vale destacar que a campanha da gripe no município também será para os grupos prioritários.

    Centro-Oeste

    No Centro-Oeste, Goiânia terá 46 pontos de vacinação no Dia D, que vão funcionar das 8h às 17h. A cidade tem uma estrutura para a aplicação de vacinas contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

    O Distrito Federal possui mais de 90 locais de imunização neste sábado. Na região, a vacinação acontece de forma ampliada, com doses da influenza, dengue, Covid-19 e outras doenças, conforme o calendário vacinal e grupos prioritários.

    Em Campo Grande, um plantão de vacinação aconteceu nas unidades de saúde e shoppings no último final de semana. A campanha abrangeu todas as vacinas do calendário, incluindo a da gripe.

    Em Cuiabá, não houve anúncio com relação ao Dia D de vacinação contra a gripe, mas a campanha de imunização na cidade teve início em 25 de março e está prevista para acontecer até o dia 30 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os grupos prioritários.

    Nordeste

    O Nordeste aderiu à campanha em peso. Oito das nove capitais da região estão participando do Dia D de vacinação contra a influenza. Apenas Fortaleza não divulgou informações.

    Em Maceió, capital de Alagoas, serão imunizadas pessoas do público-alvo, das 8h às 17h, em 24 unidades de saúde. Alguns shoppings e centros comerciais também contam com pontos de vacinação.

    Em Aracaju, dez Unidades de Saúde da Família (USF) atendem a população das 7h30 às 12h30. Também há pontos nos três shoppings da capital, das 10h às 16h. Além da gripe, a população pode atualizar o cartão de vacina e se proteger contra outras doenças.

    Na capital pernambucana, Recife, 189 postos de vacinação participam da campanha. A ação acontece a partir das 11 horas em 153 Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) e 31 pontos itinerantes, além dos 5 centros de vacinação localizados nos shoppings da cidade e Centro de Saúde José Ermírio de Moraes.

    Em João Pessoa, todas as vacinas de rotina e de campanha serão ofertadas no Centro de Imunização, nas Policlínicas Municipais e em diversas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 12h. Três pontos móveis estão à postos em shoppings das 12h às 21h, apenas com as doses de campanha, contra dengue e Influenza.

    Salvador e todo o estado da Bahia estão participando da campanha nacional de imunização contra influenza. As doses estarão disponíveis em todas as salas de vacinação da rede, das 8h às 16h. Alguns shoppings da capital também possuem pontos itinerantes das 9h às 16h.

    Em São Luís, no Maranhão, as salas de vacinação estão abertas neste sábado das 8h às 17h, para a imunização da influenza. O posto de imunização do São Luís Shopping também estará aberto, das 10h às 16h.

    Na capital do Rio Grande do Norte, Natal, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abertas das 8h às 12h pela cidade, enquanto os pontos extras que aplicarão as doses funcionam das 15h às 20h.

    Teresina conta com 20 unidades básicas de saúde abertas, das 8h às 17h, para a imunização dos grupos prioritários. A meta da cidade é vacinar 90% do público alvo.

    Norte

    Por conta das particularidades climáticas da região amazônica, o Ministério da Saúde já promoveu campanhas de vacinação contra influenza nos estados da região Norte entre 2023 e fevereiro de 2024.

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, capital de Roraima, a próxima campanha de vacinação contra a gripe prevista para a região será no terceiro quadrimestre de 2024, entre os meses de setembro e dezembro.

    * Sob supervisão