Capitais cancelam festa de Ano Novo, negociação de dívidas no BC e mais de 30 de novembro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Fernanda Pinottida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A queda na taxa de desemprego do país e o cancelamento das festas de Ano Novo em pelo menos onze capitais estão entre os destaques da tarde desta terça-feira, 30 de novembro de 2021.

Taxa de desemprego

A taxa de desemprego caiu para 12,6% no trimestre de julho a setembro de 2021, uma queda de 1,6% em relação ao trimestre de abril a junho.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da queda, o desemprego ainda atinge 13,5 milhões de brasileiros.

Viradas canceladas

Pelo menos onze capitais brasileiras decidiram cancelar festa de Réveillon neste ano devido à pandemia de Covid-19.

Campo Grande, Fortaleza, Macapá, Belo Horizonte, Salvador, São Luís, João Pessoa, Palmas, Curitiba, Teresina e Recife optaram por não realizar eventos para celebrar a virada.

13°

Trabalhadores com carteira assinada recebem o adiantamento da primeira parcela do 13º salário até o fim do dia desta terça-feira (30). A segunda parcela precisa ser depositada até o dia 20 de dezembro.

Negociação de dívidas

O Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, organizado pelo Banco Central, termina nesta terça. A iniciativa é voltada para pessoas físicas que têm dívidas com instituições financeiras.

Bolsonaro no PL

O presidente Jair Bolsonaro assina sua filiação ao Partido Liberal (PL). O evento põe fim a uma sequência de dois anos desde que ficou sem agremiação ao sair do Partido Social Liberal (PSL), em novembro de 2019.

Considerado um dos integrantes do centrão, o PL será o 9º partido de Bolsonaro desde que o atual presidente entrou para a política, no fim da década de 1980.

Tendências nas redes

Um dos assuntos que movimentam as redes sociais hoje é a ativista social cearense Janaína Dutra, que está sendo homenageada na página inicial do Google pelo seu aniversário.

Janaína é a primeira travesti advogada do Brasil e é considerada referência no movimento pelos direitos humanos no país.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN