Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuva provoca queda de 120 árvores e desabamentos em São Paulo

    Capital paulista ficou por quase três horas em estado de atenção para alagamentos; forte temporal afetou capital e região metropolitana na tarde desta sexta-feira

    Queda de árvore em Ipiranga durante temporal em São Paulo nesta sexta; Bombeiros falam em 120 ocorrências do tipo
    Queda de árvore em Ipiranga durante temporal em São Paulo nesta sexta; Bombeiros falam em 120 ocorrências do tipo Defesa Civil/Divulgação

    Da CNN*

    São Paulo

    Ao menos 120 árvores caíram na Grande São Paulo nesta sexta-feira (3) por causa do temporal que afetou a região, segundo o Corpo de Bombeiros. Também foram registrados enchentes, queda de granizo, rajadas de vento de mais de 52km/h, queda de energia, desabamentos e ao menos uma morte.

    Toda a cidade de São Paulo foi colocada em estado de alerta para alagamentos por cerca de três horas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.

    O centro já apontava para a possibilidade de pancadas de chuva em nível moderado na tarde de hoje. Segundo a agência, o alerta se deu pela aproximação de uma frente fria que organiza áreas de instabilidades com até forte intensidade que seguem avançando do interior do estado.

    “Na ocasião da chuva pode ocorrer rajadas de vento que podem chegar aos 70km/h, queda de granizo e descargas elétricas”, diz a equipe de meteorologia do centro.

    “Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e transbordamentos de rios e córregos, mesmo com o deslocamento rápido da área de chuva”, aponta.

    A Defesa Civil registrou diversos relatos de alagamentos e problemas relacionados à chuva. Entre eles, queda de energia no ABC paulista, na zona leste e em Piedade.

    Além disso, foi registrada queda de granizo em São Caetano e queda de árvores em Ipiranga, Iperó, Piedade e Toledo.

    O Corpo de Bombeiros informou que foram registrados 120 queda de árvores, uma enchente e 12 desabamento na capital e região metropolitana. Uma pessoa morreu após uma árvore cair sobre o veículo onde ela estava, em Osasco.

    Tanto a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros quanto a Polícia Militar estão em operação nas regiões afetadas neste momento.

    O terminal de passageiros do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, teve queda de energia por causa das chuvas. Segundo assessoria de imprensa da concessionária que administra a estrutura, o problema foi resolvido logo em seguida após acionamento de geradores.

    A queda de uma árvore também foi registrada em uma das vias que dá acesso ao aeroporto. Um carro foi atingido, mas ninguém se feriu.

    A situação do trânsito também foi afetada pela chuva na capital paulista, registrando engarrafamento de 445km às 17h30, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET). A pior situação foi registrada na zona sul, com 158km.

    A estrada SP-139, na altura de Miguel do Arcanjo, foi interditada.

    Engarrafamento do trânsito em São Paulo nesta sexta-feira (3)
    Engarrafamento do trânsito aumenta em São Paulo nesta sexta-feira (3) / CET/Reprodução

    Recomendações da CET

    • Evite transitar em ruas alagadas;
    • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
    • Fique em lugar seguro e, se precisar, peça ajuda;
    • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores: abrigue-se em casas e prédios;
    • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
    • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da CET pelo número 156 ou entre no site da companhia.

    Relembre: motorista atropela 16 pessoas na Cracolândia, em São Paulo

    *Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo