Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Caranguejo na pista faz avião arremeter no aeroporto de Vitória

    Passageiros foram surpreendidos quando comandante anunciou o motivo da mudança no pouso

    Reprodução/Twitter e Wikimedia Commons

    Edward Pepeda CNN

    São Paulo

    Um avião da Gol teve que arremeter no aeroporto de Vitória (ES) na noite desta segunda-feira (20), por causa de um caranguejo na pista.

    A situação inusitada aconteceu em um voo que saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à capital do Espírito Santo. O tempo de voo entre as duas cidades é de aproximadamente 45 minutos.

    Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver a asa do avião e ouvir a voz do comandante no fundo. “Acredite se quiser”, brinca ele. Os passageiros dão risada do acontecido.

    “Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista, acredite se quiser. Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio à vontade todos da tripulação, espero contar com a sua compreensão”

    Piloto da aeronave

    Em um comunicado divulgado à imprensa, a administradora do aeroporto de Vitória, informou que, ao contrário do que informou o comandante do voo, havia apenas um crustáceo na pista.

    “A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de um caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech [fala] do comandante, que não retratou a realidade da situação”, informou a empresa.

    Questionada pela CNN, a companhia aérea Gol disse que o pouso aconteceu às 23h06, após a pista ser liberada, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial.

    O aeroporto de Vitória tem capacidade para 8,4 milhões passageiros por ano e movimenta diariamente uma média de 7 mil pessoas em cerca de 50 voos. Como sua pista de pouso fica localizada à beira-mar, a presença de animais é relativamente comum.

    Há também uma outra explicação para a presença do caranguejo: o período de andada do caranguejo-uçá, que é quando os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e percorrem o manguezal para acasalamento e liberação dos ovos.

    O que é uma arremetida?

    Avião na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro / Tomaz Silva/Agência Brasil

    A Gol explica que a arremetida é uma “manobra normal e segura” e que acontece quando o piloto interrompe “um procedimento de aproximação” da pista após verificar que o pouso não cumpre todos os requisitos de segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como no caso do caranguejo.

    O procedimento permite que os pilotos iniciem uma nova aproximação da pista em condições mais favoráveis.

    *Com informações do Estadão Conteúdo