Carnaval: Rei Momo recebe a chave do Rio de Janeiro na próxima quarta-feira

Depois de dois anos sem folia, um dos personagens mais conhecidos do Carnaval volta a receber comando simbólico da capital fluminense durante os dias da festa popular mais tradicional do país

Wilson Dias da Costa Neto, o Rei Momo do Carnaval carioca 2022, entre a rainha e as princesas
Wilson Dias da Costa Neto, o Rei Momo do Carnaval carioca 2022, entre a rainha e as princesas RioTur/Divulgação

Isabelle Salemeda CNN

Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Depois de dois anos de pandemia, o Rei Momo vai voltar a receber a chave da cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia, em que simbolicamente o prefeito entrega o comando do município para um dos principais personagens da folia, está marcada para quarta-feira (20), ao meio-dia, no Palácio da Cidade.

Nesta sexta-feira (15), nas redes sociais, Eduardo Paes publicou um vídeo gravado no último domingo, em que aparece sambando e comemorando o Carnaval fora de hora.

“Meus sentimentos para quem não gosta mas nossa maior festa popular e maior manifestação cultural do Brasil volta na semana que vem. Viva o Rio de Janeiro! Viva o carnaval carioca”, escreveu.

A Corte Real do Carnaval carioca já havia sido coroada no dia 7 de janeiro, na Cidade do Samba. A escolha foi antes da decisão do prefeito Eduardo Paes de adiar a festa, que seria em fevereiro, por causa do aumento dos casos de Covid-19 provocado pelo avanço da variante Ômicron.

Na época, por meio do somatório dos votos populares e de jurados, Wilson Dias da Costa Neto, de 35 anos, foi coroado Rei Momo pela quinta vez. Alex de Oliveira Silva foi escolhido Vice-Rei, Thaiana Rodrigues Pinheiro foi coroada Rainha, e Luara Neto Lino e Deisiane Conceição de Jesus foram coroadas primeira e segunda princesas, respectivamente.

O Rei Momo é inspirado no personagem da mitologia grega “Momos”, que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, a figura foi adaptada para a folia e se tornou um dos principais símbolos do Carnaval.

Além da Corte Oficial, Rei, Rainha e Princesas mirins, escolhidos em 2019, vão continuar com os títulos esse ano, abrindo o Desfile das Crianças, no domingo, 24 de abril, às 16h.

Já o desfile da Escolas de Samba do Grupo Especial acontece na Marquês de Sapucaí nos dias 22 e 23 de abril (sexta-feira e sábado) e o desfile das escolas campeãs será no sábado seguinte, dia

Mais Recentes da CNN