Ceará vai aliviar medidas restritivas a partir de segunda-feira (12)

A capital do estado, Fortaleza, está em lockdown há 1 mês e 5 dias. A partir de segunda, o estado todo passa a ter toque de recolher das 20h às 5h

Lia Aderaldo

Da CNN, em Fortaleza

Ouvir notícia

Em uma transmissão ao vivo neste sábado (10), através de suas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, anunciaram que as medidas restritivas no estado serão flexibilizadas a partir de segunda-feira (12). 

O governador falou que os índices revelam uma certa estabilidade da pandemia no Ceará. Para Camilo, o estado está passando pelo platô da segunda onda e já começa a apresentar uma redução no número de mortes e de novos casos infectados pela Covid-19.

Por conta destes novos dados, eles puderam anunciar medidas de isolamento um pouco menos rígidas. A partir de segunda-feira, no lugar do lockdown, o estado vai passar a ter um toque de recolher das 20h às 5h da manhã. A restrição valerá somente para os dias da semana, de segunda a sexta-feira, quando o comércio poderá voltar a funcionar das 10h ás 16h. Já aos sábados e domingos, a regra do isolamento permanece rígida, funcionando apenas os serviões essenciais. 

Em Fortaleza, o lockdown começou há um mês e 5 dias, nas demais cidades do estado, o fechamento chegava próximo de 30 dias. Ao longo da transmissão, Santana e Dr. Cabeto fizeram uso de um gráfico para mostrar a situação do estado após o endurecimento das medidas de isolamento. Segundo eles, apesar das leves melhorias, as taxas de ocupação das UTI’s ainda estão muito elevadas e chegam a 92%.

Governador do Ceará
Governador do Ceará, Camilo Santana, e Secretário de Saúde, Dr. Cabeto, em live neste sábado (10).
Foto: Reprodução / CNN

 

Mais Recentes da CNN