Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Celular Seguro: como usar aplicativo do governo que bloqueia aparelhos roubados

    Ferramenta lançada nesta terça-feira (19) promete transformar celulares em "pedaço de metal inútil"

    Governo Federal lança aplicativo "Celular Seguro" que bloqueia acessos em casos de furtos e roubos
    Governo Federal lança aplicativo "Celular Seguro" que bloqueia acessos em casos de furtos e roubos Koby Kelsey/Unsplash

    Da CNN

    O Governo Federal, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lança nesta terça-feira (19) o aplicativo “Celular Seguro”. A ferramenta busca bloquear, de forma imediata, o acesso a aparelhos furtados ou roubados em todo o país.

    Para utilizar o aplicativo, é só fazer o download do “Celular Seguro” nas lojas de aplicativos. No caso de aparelhos tipo Android, a aquisição acontece no Google Play Store. Já no iPhone, o usuário deve recorrer à App Store.

    Após instalado, o usuário deve cadastrar os dados do celular na plataforma gov.br.

    “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, nas redes sociais.

    “Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo”, complementa o ministro.

    “O aplicativo funciona como um atalho, um botão de emergência”, afirmou à CNN o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Capelli.

    “O bloqueio inibe a receptação por quem compra o celular de origem duvidosa. Não vai mais [ocorrer], o que desestimula o roubo. A pessoa não vai ter coragem de vender se não terá acesso às informações, dados bancários, nada. Esse aplicativo transforma o celular em um pedaço de metal inútil”, disse Capelli.

    (Publicado por Duda Cambraia com informações de Basília Rodrigues)