Avião suspeito da Bolívia é interceptado após pouso forçado no MS

Aeronave foi encontrada abandonada e sem nenhum tripulante nesta sexta (31); matrícula e plano de voo também não foram identificados

Helena Barra, da CNN Brasil*, Julia Farias, da CNN Brasil, em São Paulo
Compartilhar matéria

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã desta sexta-feira (31), uma aeronave suspeita que partiu do sul da Bolívia e sobrevoava o território nacional.

O avião teria realizado um pouso forçado em uma pista não preparada, a cerca de 200 km ao norte de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Um helicóptero da PM foi deslocado até o local, mas o avião foi encontrado abandonado, sem nenhum tripulante.

Sem plano de voo, sem contato com os órgãos de controle de tráfego e com matrícula não identificada, a aeronave foi classificada como suspeita.

 

Segundo a FAB, dois caças A-29 Super Tucano, empregados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizaram as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

Durante a abordagem, os pilotos da FAB realizaram todas as fases das medidas de policiamento. Devido à falta de colaboração da aeronave interceptada, que descumpriu recorrentemente as ordens da Defesa Aeroespacial, foi realizada a medida de Tiro de Detenção (TDE) — último recurso militar de interceptação aérea no Brasil para impedir o voo ilícito de uma aeronave classificada como hostil.

A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.

 

*Sob supervisão de Thiago Félix