Bienal de arquitetura lamenta morte de Kongjian Yu
Kongjian Yu foi idealizador da teoria das “Cidades Esponja”
Morreu nesta terça-feira (23) um dos maiores nomes da arquitetura: Kongjian Yu, vítima de um acidente aéreo em Mato Grosso do Sul, na Fazenda Barra Mansa.
O arquiteto participou da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde Yu compartilhou sua visão transformadora com o público e a comunidade profissional brasileira, reforçando o diálogo fundamental entre os desafios globais e as realidades locais.
Em nota, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, lamentou profundamente a morte de Kongjian Yu, arquiteto e paisagista referência global no campo de arquitetura e paisagem. "Sua contribuição transcende fronteiras e permanecerá como uma inspiração para as presentes e futuras gerações de arquitetos e urbanistas", escreveu o Instituto.
Quem foi Kongjian Yu
Kongjian Yu nasceu em 1963, na província de Zhejiang, e possuía um extenso currículo acadêmico. Ele era Doutor em Design pela Universidade de Harvard e também foi reitor e professor da Escola de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim.
O conceito "cidade-esponja", criado pelo arquiteto em 2013 e adotado como política nacional na China explorava princípios ecológicos e métodos de paisagismo para o controle de inundações urbanas e a gestão de águas pluviais.
O arquiteto foi reconhecido internacionalmente sendo eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências em 2016, e recebendo títulos de Doutor Honorário pela Universidade de Roma (2017) e pela Universidade Norueguesa de Ciências Biológicas (2019).
Queda da aeronave
Além do arquiteto, dois cineastas e o piloto da aeronave morreram no acidente. As vítimas foram identificadas como o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.
A operação de busca e resgate durou cerca de 9 horas, devido a distância e as condições de acesso ao local.
Segundo a corporação, o acidente ocorreu no momento em que a aeronave realizaria o pouso na fazenda Barra Mansa.
*Sob supervisão de AR.


