Incêndio em parque na região do Pantanal cresce e cidade pede ajuda
Chamas voltaram a agravar no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari no último sábado (4); cerca de 60 pessoas foram mobilizadas para combater o fogo
Em razão da intensificação de um incêndio no PENT (Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari), a prefeitura de Alcinópolis, cidade no interior de Mato Grosso do Sul, solicitou apoio do Governo Estadual e Federal para combater as chamas na região.
Segundo a prefeitura da cidade, o fogo voltou a se intensificar no último sábado (4), quando atingiu áreas críticas e de difícil acesso, como o lado do Lúcio e o Rancho do Planalto, próximos à borda da serra. "As condições do terreno, somadas à baixa umidade relativa do ar, dificultam o acesso das equipes e a contenção das chamas", apontou a prefeitura.
Pantanal é o bioma mais atingido por incêndios em 40 anos
Ao todo, cerca de 60 pessoas foram mobilizadas para atuar em diferentes frentes de trabalho no combate ao incêndio, entre elas brigadistas, voluntários e equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Obras.
A prefeitura aponta que as equipes estão mobilizadas desde o dia 23 de agosto, quando começaram os incêndios florestais na região, intensificados pelo tempo seco e pela baixa umidade do ar. Um dos pontos mais críticos da situação aconteceu no dia 19 do último mês, quando um raio provocou um incêndio dentro Parque Estadual.
Em um vídeo nas redes sociais, a prefeitura se manifestou e solicitou o reforço de outras instituições para ampliar a força de combate e proteger as áreas atingidas pelas chamas.
"Eu vou pedir novamente ao governo estadual e ao governo federal que mandem o Exército aqui urgente. [...] Os meninos [brigadistas e voluntários] estão há 15 dias, o pessoal está sobrecarregado para trabalhar e nós precisamos de ajuda dos órgãos competentes", concluiu Weliton Guimarães, prefeito da cidade.


