CEO da Tereos: Quando eu vim para o Brasil, achei que fosse um país mais diverso

CNN Plural traz histórias de superação diante do racismo no Brasil

Da CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O CEO da Tereos Amido e Adoçantes, Kwami Alfama, é um dos líderes do agronegócio no Brasil e tem forte atuação em prol da diversidade no mercado agro.

Neste mercado de cifras trilionárias, o agronegócio representou 21,4% do PIB nacional em 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

À CNN, Kwami Alfama conta que completou o ensino médio em Coimbra, Portugal, onde era o único estudante negro de sua escola. Depois, quando veio para o Brasil, achou que encontraria um país com mais pluralidade.

“Achei que fosse encontrar um lugar mais diverso mesmo e o meu incômodo foi grande quando eu cheguei em uma escola federal de engenharia, uma boa escola, onde além de ter poucos negros — na minha sala tinham dois e era uma turma de 40 e na escola como um todo, não tinha mais do que quatro ou cinco –, também tinham poucas mulheres. Só havia uma fazendo engenharia na minha classe e isso me chamou muita atenção.”

Kwami Alfama relata que sofreu um episódio de racismo justamente vindo de um colega da classe de engenharia, quando estava em um processo seletivo para uma vaga de trabalho.

“Eu estava no final da faculdade e ia concorrer para uma vaga numa grande empresa que todo mundo queria entrar e ele virou para mim e falou: ‘Com esse nome e essa cara você acha que você vai conseguir?’. Aquele momento pegou muito forte, senti bastante e não conseguia entender por que uma pessoa que era meu amigo falou aquilo para mim”, diz.

Com o tempo, Kwami Alfama foi compreendendo de onde vinha a violência contra negros. “É como as pessoas são educadas, vinha de coisas que eles escutam, que crianças escutam e isso tudo vai formando este viés inconsciente que em algum momento sai e machuca.”

No entanto, este relato, felizmente, vem acompanhado de uma história em retrospecto que teve um resultado positivo.

“Eu tive o privilégio de usar este episódio não para o lado ruim, mas para o lado bom e hoje estou aqui como CEO de uma grande multinacional”.

Kwami Alfama, CEO da Tereos Amido e Adoçantes no Brasil (20.nov.2021) / CNN / Reprodução

(Publicado por Kaluan Bernardo)

Mais Recentes da CNN