Chuvas deixam um morto e bloqueiam estradas no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, Geisson Máximo Vitz estava em casa, quando o imóvel foi atingido por duas pedras grandes e desmoronou

Bruna Ostermann, da CNN, em Porto Alegre
Compartilhar matéria
https://www.youtube.com/watch?v=n5oaDPaXfUA

Um homem morreu, após um deslizamento de terra provocado pela chuva, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, nesta quarta-feira (8).  A passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul provocou ainda alagamentos, quedas de árvores e bloqueio de estradas em Porto Alegre e outras cidades.

Segundo a Defesa Civil, Geisson Máximo Vitz estava em casa, quando o imóvel foi atingido por duas pedras grandes e desmoronou. Uma mulher foi resgatada com vida dos escombros e encaminhada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Guarnições do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Prefeitura estão no local, em busca do corpo. 

Leia também:
Bombeiros encontram corpo de homem que desapareceu durante 'ciclone bomba'
'Porto Alegre já se recuperou e está preparada para novo ciclone', diz prefeito

A chuva intensa, motivada pela passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil, provocou ainda outros estragos. Nas cidades de Santa Rosa, Santa Tereza, Ijuí, Encantado, Lajeado, Arroio do Meio, São Sebastião do Caí e Três Coroas centenas de pessoas foram retiradas de casa, por causa da cheia de córregos e rios. 

Em Porto Alegre, Prefeitura e Empresa Pública de Transporte e Circulação trabalham para minimizar impactos da chuva intensa. Pelo menos 60 ocorrências foram registradas entre quedas de árvores e alagamento. Entre terça e quarta-feira choveu 143 milímetros na capital gaúcha. O volume corresponde a 118% de todo esperado para o mês de julho. O vento superou 70km/h. 

Dois trechos de rodovias federais (km 193 da BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves e km 129,5 da BR-116, em São Marcos) estão totalmente bloqueados. Outros três, parcialmente. 

Nas estradas estaduais o temporal causou o bloqueio total em três pontos (km 208, entre Passo Fundo e Marau, e km 259, entre Casca e Paraí, na RS-324 e na ponte sobre Arrio Passo Novo, na RS-377, em Cruz Alta) e parcial em dois (km 11 da RS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino e km 9 da RS-431, entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul)

Equipes da Defesa Civil avaliam estragos causados pela chuva no RS
Equipes da Defesa Civil avaliam estragos causados pela chuva no RS
Foto: Divulgação/Defesa Civil do Rio Grande do Sul

 

Chuvas deixam um morto e bloqueiam estradas no Rio Grande do Sul | CNN Brasil