Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas no RS: moradores relatam saques noturnos em cidade evacuada durante enchente

    Segundo testemunhas, ladrões usam motos aquáticas e botes para saquear imóveis abandonados

    Vista aérea da cidade de Eldorado do Sul (RS) após temporais
    Vista aérea da cidade de Eldorado do Sul (RS) após temporais Defesa Civil do RS

    Cleber Rodriguesda CNN

    Moradores de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, uma das cidades mais afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul, denunciam que ladrões estão saqueando imóveis que foram abandonados pelas famílias após a prefeitura determinar a evacuação total do município.

    De acordo com Giovane De Carli, que foi resgatado pelo Exército na quarta-feira (8), moradores que permanecem nas casas afirmam que os bandidos usam motos aquáticas e botes para derrubar muros e invadir os imóveis.

    “Nós ficamos seis dias lá sem banho, sem sinal, sem nada. Há famílias no bairro Itaí que não vão sair por causa dos saques”, explicou o cirurgião-dentista, que está ajudando as famílias com medicamentos e outros suprimentos.

    Por telefone, Giovane conversou com um dos moradores que presenciaram os saques. Ele conta que os bandidos usam motos aquáticas para fazer ondas e derrubar os muros. Em seguida, invadem as casas e levam pertences das vítimas da enchente.

    “Eles roubam tudo. Só está conseguindo manter a segurança quem está armado”, conta uma testemunha.

    Nesta quinta-feira, a CNN revelou que a Brigada Militar do Rio Grande do Sul já prendeu 44 pessoas por saques e estupros na região metropolitana de Porto Alegre. Além da capital gaúcha, as prisões foram feitas nas cidades de Canoas e Eldorado do Sul. Foram 38 prisões por saques e 6 por estupros em abrigos segundo fontes da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

    Em entrevista à CNN, o governador Eduardo Leite (PSDB) reforçou na manhã desta quinta-feira (9/5) a estratégia de convocar policiais aposentados para ajudar na segurança das cidades.

    (Com informações de Pedro Duran)