Cidade alagoana se destaca em avaliação nacional de ensino

Série especial descreve resultados de parcerias em Coruripe, que está entre as melhores cidades na educação básica

Anne BarbosaIsabela Filardida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O segundo episódio da série especial “Projeto Educação Que Dá Certo” revela que parcerias criadas para a especialização de professores contribuíram para melhores resultados nas escolas de Coruripe, no interior de Alagoas.

Em 2013, a cidade tinha um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) muito próximo da média brasileira. Nos anos seguintes, a diferença aumentou cada vez mais, e Coruripe atualmente ocupa o primeiro lugar entre os municípios com população superior a 50 mil habitantes.

A especialista Priscila Cruz, do Todos pela Educação, visitou Coruripe.

Heline Mariane, diretora da Escola de Educação Básica Vereador José Wilson, que tem o melhor Ideb nos anos iniciais de todo o Brasil, afirma que não há segredo ou “uma fórmula pronta” pra fazer os resultados obtidos na cidade.

Um dos pontos principais para atingir este patamar qualificado de ensino foi buscar dar a mesma importância para as áreas rural e urbana.

Maria Marques, ex-gerente da administração da Secretaria Municipal, participou da transformação educacional em Coruripe.

Para ela, “todos pertencem ao município e todos têm direito a aprender”. A exigência, a cobrança e o acompanhamento, ainda de acordo com a gestora, foram iguais em todas escolas municipais.

Metade da população da cidade vive com bem pouco – uma renda de até meio salário mínimo. A rede municipal de ensino é composta por 20 escolas, sendo considerada de porte médio para os padrões brasileiros.

“Eu me sinto com um peso de responsabilidade muito grande de manter essa qualidade. Eu deito com a sensação de que o dever está sendo cumprido. Tem muita coisa pra fazer ainda, mas não vai demorar muito pra gente fazer, não”, ressalta a diretora.

A aluna Ana Cristina diz ter a esperança de que a educação pode abrir portas para o futuro.

“O que o profissional pode fazer é acreditar no seu aluno, e é isso que os professores passavam, dizendo: você é capaz, você consegue.”

Para conferir a íntegra do episódio, acesse o link: https://educacaoquedacerto.todospelaeducacao.org.br/

Mais Recentes da CNN