Cidade de Pernambuco recebe prêmio da ONU por projeto de educação na pandemia

O trabalho foi desenvolvido quando a evasão escolar no Brasil atingiu 5 milhões de alunos, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Atividades escolares durante a pandemia de Covid-19
Atividades escolares durante a pandemia de Covid-19 Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Adriana Freitasda CNN

Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Por conta do curso preparatório para os institutos técnicos federais e estaduais, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, foi vencedora do Prêmio de Excelência no Serviço Público da ONU nesta semana em Dubai, nos Emirados Árabes. O trabalho foi desenvolvido quando a evasão escolar no Brasil atingiu 5 milhões de alunos, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Entre os sete vencedores mundiais, o município da Região Metropolitana do Recife foi o único vencedor na categoria em toda a América do Sul. A premiação foi referente a 2020, quando por conta da pandemia as aulas presencias foram substituídas pelas online e, devido à falta de computadores da maioria dos alunos, a rede pública passou a adotar também a TV Escola, já que todos os alunos tinham TV em casa.

O curso, que atende a todos 5.940 alunos da rede municipal do 9º ano, teve índice de aprovação de 86%. Desde o início do projeto, em 2017, já passaram pelo curso mais de 11.300 alunos, em sua grande maioria jovens de famílias carentes. Em 2021 foi implementado um modelo híbrido, já que as aulas presenciais retornaram respeitando o protocolo de segurança.

Jaboatão dos Guararapes é cortado por rodovias que levam ao Porto de Suape – o maior polo de desenvolvimento do Nordeste – e aos principais destinos do litoral sul de Pernambuco, como a praia de Porto de Galinhas. É um município da Região Metropolitana do Recife, com grande polo industrial e comercial. A cidade fica localizada a apenas 14 quilômetros da capital do estado e tem população de 665.387 habitantes.

Mais Recentes da CNN