Cidade de São Paulo volta a registrar chuvas após um mês e tem fim de semana úmido

Passagem da frente fria traz esperada umidade, mas não deve derrubar drasticamente a temperatura

São Paulo tem tempo fechado, chuva rápida isolada, e queda na temperatura devido a propagação de frente fria, na sexta feira (27)
São Paulo tem tempo fechado, chuva rápida isolada, e queda na temperatura devido a propagação de frente fria, na sexta feira (27) ESTADÃO CONTEÚDO

Giovanna Galvanida CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Após dias de registros de baixíssima qualidade do ar devido ao tempo seco, a capital paulista deve ter um fim de semana chuvoso, com pancadas que já atingem a cidade a partir deste sábado (28) – exatamente um mês após o último registro de chuvas na cidade.

No começo da manhã, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo havia emitido um sinal de atenção para alagamentos na capital, com registro do avanço das áreas de instabilidade do sistema frontal que vem do Sul do Brasil.

A associação da frente fria com o fluxo de umidade da região amazônica deve manter as chuvas presentes ao menos até segunda-feira (30). O tempo permanece instável, com períodos de chuva intermitente de intensidade variando de moderada a forte.

No entanto, as temperaturas variam entre uma mínima de 15º C e máxima de 20ºC ao longo do dia, sem chances de registro de um frio intenso como o ocorrido no fim de julho.

Chuvas esparsas no Brasil

No Brasil, a passagem da frente fria deixou áreas de nuvens carregadas sobre São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A nebulosidade aumentou também sobre o Rio de Janeiro, de acordo com o Climatempo.

As áreas sob atenção de chuvas mais intensas são o leste do Paraná e o leste do estado de São Paulo, com foco nas áreas litorâneas e no Vale do Ribeira.

O ar úmido se espalhou mais pela Região Norte e sobre o Mato Grosso, o que vai permitir a formação de nuvens de chuva neste sábado, que podem aparecer também no litoral do Nordeste.

Mesmo assim, a maioria dos estados da região deve registrar um fim de semana de sol e tempo seco, o que também se repete em Goiás e no Distrito Federal. De acordo com o Climatempo, a maioria das áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste continuarão sem chuva entre 28 de agosto a 3 de setembro.

Mais Recentes da CNN