Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Claudia Costin: É importante manter o Inep longe de guerras ideológicas

    Especialista CNN em educação comentou, nesta quarta-feira (27), sobre a troca na presidência do Inep após o pedido de demissão de Danilo Dupas

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    A Especialista CNN em educação Claudia Costin comentou sobre a troca na presidência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) após o pedido de demissão de Danilo Dupas nesta quarta-feira (27). Carlos Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais, deve assumir o comando do instituto a partir de agosto.

    Para Costin, a troca pode ser celebrada. “Moreno é um nome técnico, muito sério, e tem anos de trabalho como servidor de carreira.”

    A Especialista CNN disse também que espera uma nova gestão menos tumultuada que a anterior. Foi sob o comando de Dupas que 37 servidores do Inep pediram demissão por considerar que os critérios adotados no órgão não eram técnicos.

    “O Inep é um órgão muito respeitado internacionalmente, é importante mantê-lo longe das guerras ideológicas”, afirmou a educadora.

    Volta às aulas

    Os alunos da rede estadual de São Paulo terão um período de reforço escolar após a volta das férias de julho, na tentativa de diminuir a defasagem causada pelo ensino remoto durante a pandemia.

    Costin relembrou que o distanciamento forçado pela Covid-19 prejudicou a aprendizagem e a socialização das crianças. Por isso, é importante que os educadores e os familiares estejam atentos ao desempenho dos alunos.

    Ela ainda explicou que, para não acentuar as desigualdades entre diferentes regiões do país, a coordenação nacional é essencial.

    “Seria muito importante criar na prática um Sistema Nacional de Educação, da mesma forma que existe o Sistema Único de Saúde (SUS), para estabelecer com maior clareza qual a responsabilidade dos governos federal, estaduais e municipais nesta retomada”, disse a Especialista CNN.

    Veja mais no vídeo acima.