Cláudia Costin: Faltam recursos e boa gestão para educação no Brasil

Especialista CNN em educação fala sobre os problemas que o país enfrenta na distribuição de recursos educacionais; STF determinou abertura de inquérito contra o ministro da Educação após denúncia de suposto favorecimento

Fernanda Pinottida CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou abertura de um inquérito contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, após denúncia de suposto favorecimento a pastores na distribuição de verbas do Ministério da Educação. A Especialista CNN em educação, Cláudia Costin, fala sobre os problemas que o país enfrenta na distribuição de recursos educacionais.

Para Costin, há um mito no Brasil de que se gasta demais com educação enquanto o investimento deveria ser direcionado a gestão desses recursos. “Isso não é verdade, aqui faltam ambos, recursos e uma boa gestão.”

A especialista ressalta que o Brasil gasta menos da metade em educação básica do que os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) gasta em educação básica. “Além disso, claro, precisamos de melhores mecanismos de gestão, que inclusive impeça a corrupção”, diz.

Costin relembra de quando o primeiro ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro travou uma guerra contra as universidades, alegando que eram locais de consumo de drogas e doutrinação. Ela também lamenta o desmonte do Inep, instituto responsável por elaborar o Enem. “É triste ver que chegamos a essa situação na educação.”

Veja mais no vídeo acima.

Mais Recentes da CNN