CNN Brasil prepara programação especial para lembrar os 20 anos do 11 de Setembro

Programação exclusiva e simultânea com a CNN americana será neste sábado (11), a partir das 08h

Especial 11 de Setembro na CNN Brasil
Especial 11 de Setembro na CNN Brasil Arte/CNN Brasil

Da CNN

Ouvir notícia

Neste sábado (11), os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos, que mudaram o rumo da História, completam 20 anos, e a CNN Brasil terá uma programação especial e exclusiva, ao vivo, a partir das 8h, para marcar a data. Em transmissão simultânea com a CNN americana, e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, serão exibidas todas as homenagens às vítimas do atentado.

O time de correspondentes da CNN também trará relatos de quem acompanhou o socorro às vítimas de perto, como testemunhas, sobreviventes e equipes de resgate. Em meio a esses depoimentos, destacam-se três brasileiros que estavam nas Torres Gêmeas no momento do ataque.

A cobertura especial será comandada por Carla Vilhena, Sidney Rezende, Rafael Colombo e Elisa Veeck. A programação ainda contará com convidados que irão analisar o contexto histórico, os desdobramentos e os reflexos do atentado. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá visitar os locais atingidos há 20 anos: Manhattan, Arlington (sede do Pentágono) e Shenksville (Pensilvânia).

Biden não fará discursos nem pronunciamentos, mas deve depositar coroas de flores e observar momentos de silêncio.

“O 11 de Setembro mudou o mundo. Tanto tempo depois, a humanidade segue buscando explicações para o que ainda parece ficção: os aviões sendo lançados por terroristas contra as torres gêmeas. Revisitar os atentados de 20 anos atrás na CNN Brasil será fundamental para entendermos o mundo em que vivemos agora”, afirma Rafael Colombo.

Ainda no sábado, após a cobertura ao vivo, a CNN exibe às, 14h, o documentário inédito “11 de Setembro: A História de uma Sala de Aula”, de Victor Blackwell, correspondente e  âncora do canal de notícias.

A produção narra a história dos acontecimentos sob o ponto de vista de alunos do segundo ano que estavam em Sarasota, Flórida, na sala de aula da escola primária Emma E. Booker, com o presidente George W. Bush, quando ele soube do choque do primeiro avião no World Trade Center.

Além da cobertura de sábado, o programa CNN Nosso Mundo, que vai ao ar na sexta-feira (10), às 22h30, recebe o historiador Leandro Karnal, que traz uma análise do quanto os atentados mudaram, não apenas os Estados Unidos, mas o mundo. Karnal é especializado em história americana.

“Ter vivido o 11 de Setembro, e como jornalista, ter testemunhado e reportado um fato dessa grandiosidade, foi uma oportunidade quase que única na vida. O que nós vimos foi um evento histórico comparável a muito poucos, um daqueles que transformam o mundo para sempre”, finaliza Carla Vilhena.

Mais Recentes da CNN