CNN Nosso Mundo entrevista o artista Vik Muniz

Ele discute sobre a importância da arte em tempos de crise

Vik Muniz participa do CNN Nosso Mundo no dia 2 de abril
Vik Muniz participa do CNN Nosso Mundo no dia 2 de abril Foto: David Corio/Getty Images

Da CNN,

da São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo da sexta-feira (2) entrevista o pintor, escultor e fotógrafo Vik Muniz. Ele discute o poder da arte em momentos de crise e reflete sobre a pandemia.

“A arte é a interface entre a mente e o mundo”, disse Muniz. O artista plástico comenta suas obras, que usam todo tipo de material, como diamantes, café, chocolate e até mesmo lixo, em um de seus projetos de maior sucesso.

Apesar da falta de interação em público, segundo o artista, a arte pode ser usada neste momento para ajudar a humanidade a lidar com a pandemia e, então, superar a crise. “O homem está sempre atrás de versões da realidade”, afirmou. 

A arte é um ambiente para diálogo fora de nós mesmos

Vik Muniz

Sobre sua trajetória na carreira artística, Vik comenta que foi necessário esforço e tempo esforço para alcançar o reconhecimento nacional e internacional. “Levei 20 anos para fazer sucesso da noite para o dia”, afirmou.

A pandemia foi um momento de introspecção e criatividade para o artista plástico. Ele relata que aprendeu a tocar a sanfona e está aproveitando o isolamento social para aprofundar os laços com sua filha. Muniz revela que está trabalhando em um novo projeto, com apoio e financiamento da Casa da Moeda do Brasil.

Vik Muniz trabalhou com diversas plataformas de arte e ganhou enorme popularidade após o documentário Lixo Extraordinário (2010), que retratou um trabalho artístico feito de lixo do aterro sanitário Jardim Gramacho, o maior da América Latina. Além da área criativa, Muniz também atua na área social, e atualmente é diretor-geral da Escola do Vidigal de Arte e Tecnologia, que atende moradores da comunidade do morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Muniz é entrevistado por Thais Herédia, Débora Freitas e Rita Wu, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30. 

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

*Publicado por Guilherme Venaglia

Mais Recentes da CNN