CNN se junta a 41 veículos na checagem de desinformação nas eleições presidenciais de 2022

CNN Brasil passa a integrar Projeto Comprova com outros veículos de comunicação do país comprometidos no combate às fake news

Projeto Comprova

Beatriz Carneiroda CNN*

Ouvir notícia

O Projeto Comprova, coalizão de veículos de comunicação formada em 2018 para investigar conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais, anunciou nesta terça-feira (24) a entrada da CNN Brasil, Rádio Nova Brasil FM, SBT News e Veja.

Liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o projeto busca descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre as eleições presidenciais compartilhadas nas redes sociais.

Neste ano, o Comprova também integra o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o #FakeToFora, do Instituto Palavra Aberta, que fomenta a participação de jovens na eleição.

A CNN, junto às equipes do projeto, vai verificar a veracidade de textos, imagens e áudios compartilhados nas diversas plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens. Para isso, os profissionais seguem metodologias desenvolvidas pela First Draft, organização internacional que pesquisa desinformação e oferece treinamento para jornalistas que atuam no combate aos conteúdos falsos.

A presidente da Abraji, Natália Mazotte, disse que a entrada da CNN e dos outros três veículos amplia a relevância e a diversidade da coalizão. “Essa é hoje a maior coalizão de veículos conduzindo um trabalho sistemático de checagem e verificação no Brasil. Os conteúdos desenvolvidos pela rede serão fundamentais para o combate à desinformação durante as eleições deste ano”, declarou.

As organizações de mídia envolvidas nesta quinta fase do projeto são: A Gazeta (ES), AFP, Alma Preta, Band News, Band News FM, Band TV, Band.com.br, CNN Brasil, Correio (BA), Correio Braziliense, Correio de Carajás (PA), Correio do Estado (MS), Correio do Povo (RS), Crusoé, Diário do Nordeste (CE), Estadão, Estado de Minas (MG), Folha de S.Paulo, Grupo Sinos (RS), GZH (RS), imirante (MA), Jornal do Commercio (PE), Metro Brasil, Metrópoles, Nexo Jornal, NSC Total (SC), O Dia (RJ), O Liberal (PA), O Popular (GO), O Povo (CE), Plural (PR), Poder360, Portal Norte de Notícias (AM), Rádio Bandeirantes, Rádio CBN Cuiabá (MT), Rádio Nova Brasil FM (SP), revista Piauí, SBT, SBT News, Tribuna do Norte (RN), UOL e Veja.

 

*Com supervisão de Leonardo Rodrigues

Mais Recentes da CNN