Consciência Negra: O que significa o símbolo de punho cerrado

Gesto de levantar o braço com o punho é frequentemente visto em manifestações de cunho social

Da CNN Brasil
Bandeira da África do Sul atrás de estátua de Nelson Mandela na Cidade do Cabo
Bandeira da África do Sul atrás de estátua de Nelson Mandela na Cidade do Cabo  • Esa Alexander/Reuters
Compartilhar matéria

O gesto de levantar o braço com o punho cerrado é um símbolo frequentemente visto em manifestações de cunho social, especialmente em atos realizados por movimentos negros.

Mas qual é o significado desse símbolo?

O punho cerrado é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como racismo, xenofobia e sexismo. O gesto, inclusive, era comumente usado por Nelson Mandela, uma das principais personalidades mundiais na luta contra a discriminação racial.

Primeiro negro a ser eleito presidente da África do Sul, Mandela passou 27 anos na prisão e foi um dos principais líderes líderes na luta contra o Apartheid, um regime de discriminação racial no país. Ele morreu em 2013.

Em 1900, quando deixou a prisão após forte pressão internacional, Mandela apareceu em público cercado por uma multidão de apoiadores e exibindo o punho cerrado e erguido.

África do Sul, Cidade do Cabo, 11/02/1990. Cercado por uma multidão e de mãos dadas com a mulher Winnie, Nelson Mandela faz gesto com o punho fechado, sinal de oposição, após ser solto da prisão Victor Vester, na Cidade do Cabo. O líder sul-africano permaneceu preso por 27 anos • AP
África do Sul, Cidade do Cabo, 11/02/1990. Cercado por uma multidão e de mãos dadas com a mulher Winnie, Nelson Mandela faz gesto com o punho fechado, sinal de oposição, após ser solto da prisão Victor Vester, na Cidade do Cabo. O líder sul-africano permaneceu preso por 27 anos • AP

"[O símbolo] Também é utilizado como uma saudação para expressar unidade, força, desafio ou orgulho de pertencer a um grupo social politicamente minorizado. A saudação remonta a antiga Assíria como um símbolo de resistência em face da violência", explica o sociólogo Tadeu Kaçula.

Em 2023, o presidente da escola de samba X-9 Paulistana se envolveu em uma polêmica envolvendo o símbolo de punhos cerrados.

Na concentração, antes de a escola desfilar no sambódromo do Anhembi, Mestre Adamastor pediu para que os integrantes levantassem a mão e fechassem o punho. Depois do pedido, Adamastor questionou o que significava o gesto.

“Sabe o que significa isso? P*** nenhuma. Porque se a gente a gente não cantar, a gente está morto com farofa. Essa é a real”, disse o presidente.

A fala foi considerada racista e desrespeitosa à luta dos movimentos negros. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo divulgou uma nota na qual repudiou as falas e prometeu tomar medidas cabíveis.

“Um punho cerrado é um símbolo da luta antirracista, que expressa a unidade, a força e o orgulho do povo preto. A Liga-SP não compactua com a fala equivocada de um presidente, manifestada durante o Carnaval SP 2023, e vai tomar as medidas cabíveis internamente”, disse a nota da entidade.

Após a polêmica, a X-9 Paulistana também divulgou uma nota e pediu desculpas. "Queremos destacar que o racismo ou qualquer tipo de preconceito não reflete os princípios e pensamentos da nossa agremiação e nem do nosso Presidente. Somos uma Escola múltipla de pensamentos e pessoas, sendo certo que o princípio maior que nos guia é o respeito a todos."