Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Convocação da lista de espera do Fies acaba nesta sexta-feira (2)

    Etapa terminaria em 18 de maio, mas foi prorrogada pelo Ministério da Educação

    Tela do site do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) (26.fev.2020)
    Tela do site do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) (26.fev.2020) Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

    Da CNN

    A convocação de estudantes selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) acaba nesta sexta-feira (2). A etapa terminaria no dia 18 de maio, entretanto, foi prorrogada pelo Ministério da Educação.

    A pasta explicou que realizou ao menos sete chamadas para os candidatos. “A prorrogação atende a solicitações de estudantes interessados em financiar os seus estudos”, cita.

    Com inclusão automática, podem participar da lista de espera todos os inscritos do Fies que não foram selecionados na chamada única. Foram ofertadas 112.168 vagas no primeiro semestre. Aquelas que não forem ocupadas, serão ofertadas novamente no processo seletivo do segundo semestre.

    A lista de selecionados é divulgada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os convocados tem até três dias úteis para complementar sua inscrição para contratação do financiamento.

    Posteriormente, o candidato tem até cinco dias para apresentar sua documentação para validação da instituição de ensino que se inscreveu.

    Após a análise e a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) pela universidade, necessário para contratação do financiamento, o estudante tem dez dias para entregar s informações exigidas pela agência bancária indicada na inscrição.

    Entenda

    O candidato é pré-selecionado na lista de espera do Fies quando a vaga que já havia sido destinada para outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada. Essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista, de acordo com a ordem de classificação.

    Em 2023, o Fies oferece 112.168 vagas. O programa concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. Desde 2018, o Fies possibilita juro zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

    Pode se inscrever o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

    O que é o Fies

    O fundo concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos para que possam estudar em instituições privadas.

    O estudante deverá pagar as prestações após encerrar o curso. As prestações são calculadas levando em consideração o limite de renda, sem cobrança de juros.

    *Publicada por Douglas Porto, com informações da Agência Brasil