Copa América com 10% de público, ‘sommelier de vacina’ e mais de 9 de julho

5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Prefeitura do Rio autoriza público para a final da Copa América, estudo sobre casos de “sommerliers da vacina” pelo país e variante Delta no Rio de Janeiro estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 9 de julho de 2021. 

Copa América

A prefeitura do Rio de Janeiro liberou nesta sexta-feira a presença de até 10% de público no Maracanã para a decisão da Copa América. A final entre Brasil e Argentina acontece às 21 horas deste sábado.

‘Sommeliers de vacina’

Pelo menos 70,1% dos municípios brasileiros registram casos de “sommelier de vacinas”, pessoas que querem escolher a marca do imunizante contra a Covid-19 antes de receber a dose. A Coronavac foi a mais recusada pela população, com 53,1% de rejeição. O estudo foi divulgado pela Confederação Nacional de Municípios.

Intervalo entre doses

O Ministério da Saúde descartou, por enquanto, a possibilidade de reduzir o intervalo da aplicação das segundas doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Pfizer. Portanto, o intervalo de três meses está mantido. A decisão vem logo depois de um estudo da França mostrar que as vacinas vencem a variante Delta, originária da Índia, mas apenas com duas doses.

Variante Delta

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que dez pessoas testaram positivo para o novo coronavírus depois de terem contato com outras duas infectadas pela variante Delta, na Região Metropolitana. Em nota, a secretaria disse que os dados indicam que foram transmissões adquiridas dentro do estado, mas que ainda investiga as circunstâncias.

Mortes x nascimentos

O número de mortes no Brasil se aproximou, pela primeira vez na história, do de nascimentos, isso durante os primeiros seis meses do ano. O estudo, feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais mostrou que, enquanto 956 mil mortes foram registradas até o fim de junho, o número de nascimentos ficou em 1,3 milhão.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN