'Coronavoucher', reforço no SUS e mais da tarde de 3 de abril de 2020
5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute avanço dos impactos do coronavírus na economia mundial, as medidas do Brasil e mais
A capacitação de funcionários de 14 áreas da saúde, incluindo veterinários, para ajudar no combate ao novo coronavírus no Sistema Único de Saúde (SUS), a publicação da medida provisória do 'coronavoucher' e os impactos da doença nas economias mundiais estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 3 de abril de 2020, apresentado por Luciana Barreto.
Casos mundiais
Já passa de um milhão o número de infectados pelo novo coronavírus no mundo, segundo dados da Universidade Jonhs Hopinks. Só nos Estados Unidos são quase 250 mil casos. O país registrou mais um recorde no número de mortos em um único dia, mais de mil, e já contabiliza seis mil perdas no total. Na Espanha, o número de mortos continua subindo. A Alemanha, país com maior controle sanitário, vem registrando um aumento no número de infecções. O número de mortos chegou a mil pela primeira vez.
Impacto econômico
Na economia, a União Europeia anunciou um plano de 100 bilhões de euros para ajudar os trabalhadores e socorrer empresas em dificuldades. Falando em dificuldades, nos EUA, depois de anunciar um recorde de mais de seis milhões de pedidos de seguro-desemprego em uma semana, o Departamento de Trabalho anunciou que foram cortadas 700 mil vagas no mês passado.
'Coronavoucher' publicado
Foi publicada a medida provisória que estabelece um auxílio emergencial por três meses de R$ 600 até R$ 1,2 mil para informais e microempreendedores individuais. O governo deve divulgar agora os detalhes para pagamento.
Capacitação
O Ministério da Saúde vai capacitar profissionais de 14 categorias da área de saúde, em caráter emergencial, para trabalhar pelo SUS no combate ao novo coronavírus. Dentre eles, os médicos veterinários.
À espera da repatriação
O governo divulgou que 5,5 mil brasileiros ainda aguardam para serem repatriados. Eles estão espalhados por 86 países nos cinco continentes. Segundo o Itamaraty, o país já possibilitou o retorno de mais de 10 mil brasileiros.