Cremerj vacina mais de 2 mil médicos no Rio de Janeiro

A campanha é uma iniciativa da entidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e teve como público-alvo os médicos com mais de sessenta anos

Aplicação da vacina contra Covid-19 em São José dos Campos, no estado de São Paulo
Aplicação da vacina contra Covid-19 em São José dos Campos, no estado de São Paulo Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo (27.jan.2021)

Amábyle Sandri, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro vacinou 2.200 médicos contra a Covid-19 entre os dias 27 e 29 de janeiro. A ação foi realizada na sede da autarquia, que fica em Botafogo, na zona sul da capital fluminense.

A campanha é uma iniciativa da entidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e teve como público-alvo os médicos com mais de sessenta anos. Profissionais de todo o estado atenderam ao convite e alguns chegaram a dirigir por quase 300 km para garantir a imunização.

Para seguir as diretrizes sanitárias em vigor durante a pandemia, o Cremerj organizou a logística de forma a evitar filas. A vacinação ocorreu com horário agendado e o auditório foi reservado para receber os profissionais. A primeira médica vacinada foi Cecília Baumfeld Bernstein, de 102 anos.

Aos 88 anos de idade, o ex-presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novellino, também entrou na lista de imunizados. “Estou muito emocionado, com profundo sentimento de gratidão. A iniciativa do Conselho demonstra a humanização da medicina, honra e dignifica a classe médica do Rio de Janeiro.”, declarou.

Comovido, o cirurgião plástico Otacílio Brás de Azevedo Júnior falou sobre a felicidade em estar protegido e evidenciou a preocupação com os outros colegas. “Fico na esperança de que todos tenham acesso à vacina e na memória dos colegas que, infelizmente, morreram vítimas desta doença”, disse o especialista.

Segundo o presidente do Cremerj, Walter Palis, o conselho está trabalhando para que todos os médicos sejam vacinados – independentemente da idade. As tratativas com o governo municipal estão em andamento mas, por enquanto, não há uma definição sobre novas etapas de vacinação direcionadas aos médicos.

Mais Recentes da CNN