Cristo Redentor entra em obras para festa de 90 anos

Aniversário vai ser celebrado em 12 de outubro de 2021

Isabelle Saleme

da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

 

O aniversário é só no ano que vem mas os preparativos já começaram. Depois de dois anos de estudos sobre as intervenções que seriam necessárias, o Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor abençoou com água benta os capacetes de trabalhadores. Serão 40 profissionais envolvidos na reforma, entre engenheiros, geólogos, arquitetos, técnicos em escaneamento 3D, pedreiros, escultores e até alpinistas.

Um andaime já foi montado para auxiliar no acesso ao interior do monumento, que receberá intervenções. Além disso, será feita manutenção na parte externa, para conter a ação do desgaste natural provocado pelo tempo e condições climáticas nesses anos todos. Serão feitos reparos nos braços, costas, cabeça e base, que apresentam avarias. “Ainda não sabemos se esses danos foram provocados por raios, corrosão do ferro ou desgate de outro material mesmo”, explicou a arquiteta Cristina Ventura. O sistema de para-raios também será reformado.

Leia também:
Prefeitura de São Paulo fará marcações no gramado de 70 parques para reabertura
Fundo Amazônia tem 40 projetos paralisados que somam R$ 1,4 bilhões

Durante todo o trabalho, que deve durar em torno de um ano, o monumento não será fechado à visitação. A ideia é que tudo esteja pronto até a dia 12 de outubro de 2021, quando a estátua completa 90 anos. A última grande obra de restauração da estátua foi realizada há 10 anos (em 2010). De lá pra cá, são feitas manutenções periódicas. O objetivo dos especialistas, agora, também é identificar o que representa risco para a integridade do monumento e elaborar projetos para o tratamento preventivo.

O Cristo Redentor foi inaugurado em 1931. O monumento, em pedra-sabão, tem 38 metros de altura, o que equivale a um edifício de 13 andares. A estátua está a 710 metros do nível do mar, no alto do Corcovado, com vista privilegiada do Rio de Janeiro.

Comando Conjunto do Leste faz a desinfecção do Cristo Redentor
Comando Conjunto do Leste faz a desinfecção do Cristo Redentor antes de reabertura
Foto: CNN (13.ago.2020)

Mais Recentes da CNN