Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cruzeiro chega ao Rio de Janeiro com ao menos 20 casos de Covid-19 confirmados

    Previsão é que passageiros que testaram positivo e pessoas que tiveram contato com eles desembarquem neste domingo (2)

    Cristina FrazãoLetícia Brito Silvada CNN* no Rio de Janeiro

    O cruzeiro MSC Preziosa chegou ao Rio de Janeiro na manhã deste domingo (2) com o registro de ao menos 20 casos de Covid-19, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

    Os passageiros que testaram positivo e as demais pessoas que tiveram contato com eles devem desembarcar nesta manhã na capital fluminense. A previsão era que a saída ocorresse às 8h, mas houve atraso.

    Em nota, a MSC divulgou que a porcentagem de contaminados dentro do navio era de 0,6.% do número de passageiros. O desembarque desses passageiros será feito de forma segura “para que retornem para suas casas ou fiquem em hotéis para fazerem o período de isolamento necessário”, diz o comunicado.

    A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, também em nota, que “todos os pacientes, assim como os cerca de 35 a 40 contactantes estão cumprindo isolamento a bordo”.

    “O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) do município já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo e realizará a investigação epidemiológica em conjunto com a ANVISA assim que a embarcação estiver devidamente atracada, a fim de determinar o cenário epidemiológico da embarcação e tomar as medidas de prevenção e controle”, afirma o órgão.

    A companhia afirma que os casos de Covid foram identificados por conta da rotina de monitoramento de saúde feita no navio, em que todos os dias 10% de todos os hóspedes e tripulantes do navio são testados conforme definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    O cruzeiro MSC Preziosa faz viagem com cerca de 3.200 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. Após o desembarque dos passageiros, a MSC informou que deve continuar com o itinerário previsto, que contém mais 8 paradas.

    Mesmo com a recomendação da Anvisa para que a temporada de navios de cruzeiro fosse suspensa provisoriamente, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, confirmou que a programação das embarcações está mantida nesse início de ano.

    Neste domingo, representantes da vigilância sanitária do estado do RJ e da Prefeitura entraram na embarcação na parte da manhã.

    A recomendação da Anvisa foi em função do aumento repentino de casos de infecção por Covid-19 detectados nas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira e a transmissão em território nacional da variante Ômicron.

    Em nota, a Anvisa afirmou neste domingo (2) que “irá apurar os fatos e, se constatada irregularidade, os responsáveis serão penalizados nos termos da Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis”.

    *Com informações de Beatriz Puente, Thayana Araújo e Vinícius Tadeu, da CNN