Daniel Silveira preso, quebras de sigilo da CPI e mais da noite de 24 de junho

5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A nova prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a convocação de governadores à CPI da Pandemia e o pedido para reter o passaporte de Ricardo Salles são alguns dos destaques da noite desta quinta-feira, 24 de junho de 2021.

Silveira preso de novo

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso novamente, por ordem do Supremo Tribunal Federal, que acatou um pedido da Procuradoria-Geral da República. A PGR afirma que Daniel Silveira violou 36 vezes as regras de uso da tornozeleira eletrônica. O deputado foi detido em fevereiro por ter divulgado um vídeo nas redes sociais com ameaças ao Supremo.

Depoimento de governadores

O STF formou maioria para suspender a convocação de governadores para depor na CPI da Pandemia. A ministra Rosa Weber, relatora da ação, defendeu que a medida extrapola as competências das CPIs do legislativo federal, e que o Congresso não tem autorização para impor que governadores prestem esclarecimentos por convocação.

Quebras de sigilo

A CPI da Pandemia recebeu as quebras dos sigilos telefônico e telemático do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e de mais oito pessoas. A comissão também recebeu a quebra de sigilo bancário do empresário Carlos Wizard, que é apontado como um dos integrantes do suposto “gabinete paralelo” de assessoria ao presidente da República durante a pandemia.

Pedido de prisão

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) enviou um documento à CPI da Pandemia pedindo a prisão do ministro Onyx Lorenzoni e do assessor da Casa Civil Elcio Franco. Luís Miranda afirmou que ele e o irmão se sentiram ameaçados com as declarações dadas por Onyx e Elcio sobre a denúncia de irregularidades no contrato de compra da vacina Covaxin.

Passaporte

Parlamentares da oposição encaminharam ao STF um pedido de apreensão do passaporte do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Eles afirmam que o objetivo da medida é impedir que o ex-ministro deixe o país.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN