Defesa Civil alerta para chuva forte na Baixada Santista
Cidades do litoral amanheceram hoje (25) com chuva persistente; autoridades recomendam evitar áreas de risco
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para fortes chuvas que devem atingir as cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, entre esta quinta-feira (25) e sábado (27). Na manhã de hoje, cidades como Santos, Praia Grande e Mongaguá já registram chuva persistente e há recomendação para a população evitar áreas de risco.
Segundo a Defesa Civil, áreas de instabilidade atmosférica estão atuando sobre a região, trazendo umidade proveniente do oceano e criando condição para pancadas fortes de chuva. Hoje o dia deve ser marcado por bastante nebulosidade e chuvas constantes na faixa leste de São Paulo.
Um gabinete de emergência foi montado, nesta quinta, no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, por haver riscos geológico na região de todo o litoral. O alerta para a Baixada Santista também é válido para o Vale do Ribeira e o Litoral Norte.
Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva variaram entre 70 e 170 milímetros. A cidade do Guarujá, na Baixada Santista, registrou o maior acumulado (170 milímetros). Em Ubatuba, no litoral norte, foram 165 milímetros.
Em Santos, na noite desta quarta (24), a forte chuva causou a queda de um muro e o solapamento de uma via. Segundo informações da prefeitura, no Morro do Marapé houve a queda de um muro nos fundos de algumas moradias e, após realização de vistoria técnica pelos agentes, cinco casas precisaram ser interditadas preventivamente. Vinte pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para o abrigo municipal.
Já no bairro do Gonzaga houve solapamento de via e formação de uma cratera ao lado de um canteiro de obras. O local foi sinalizado e isolado. Não houve registros de vítimas em nenhuma das ocorrências.
A Defesa Civil do estado afirmou que segue monitorando, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), todas as áreas afetadas e prestando apoio e suporte aos municípios atingidos.