Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Defesa Civil alerta para chuva moderada nos próximos dias no litoral Norte de SP

    Veja os volumes de chuva previstos para a quarta-feira (22), de acordo com a Defesa Civil

    Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

    Lucas RochaLetícia Britoda CNN

    em São Paulo

    Até o momento, 46 óbitos foram confirmados após as fortes chuvas que atingiram o litoral de São Paulo, sendo 45 em São Sebastião e um em Ubatuba.

    Equipes do município com psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. Sete corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças, de acordo com o governo do estado.

    Em entrevista à CNN nesta terça-feira, o tenente Roberto Farina, diretor de Comunicação da Defesa Civil do estado de São Paulo, afirmou que chuvas moderadas estão previstas para a região.

    “A Defesa Civil recebeu essa informação e estamos trabalhando nesse momento para criar um plano de combate, um plano organizacional, para que nós consigamos atender essas pessoas nessas chuvas que estão chegando agora”, disse Farina.

    Veja os volumes de chuva previstos para a quarta-feira (22), de acordo com a Defesa Civil:

    • Região Metropolitana de São Paulo: 30mm
    • Baixada Santista: 30mm
    • Litoral Norte: 30mm
    • Vale do Paraíba: 50mm
    • Serra da Mantiqueira: 50mm

    Situação atual

    O governador Tarcísio de Freitas confirmou a construção de um hospital de campanha da Marinha a partir de quinta-feira (23) para o atendimento às vítimas das fortes chuvas.

    “Quero agradecer a Marinha do Brasil pelo reforço proporcionado com a vinda do navio Atlântico, dotado de 6 aeronaves, que vem com uma estrutura de hospital de campanha para atender quem mais precisa. São até 300 leitos de enfermaria, contando ainda com profissionais de saúde de ortopedia, clínica médica, traumatologia e psiquiatria, aliviando a pressão e liberando a capacidade dos hospitais aqui da região”, disse o governador.

    A Secretaria de Estado da Saúde informou que 19 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, sete estão em estado grave e 14 estáveis. Outros dois pacientes já receberam alta hospitalar e outras duas, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris.

    Desde domingo, as unidades de Saúde do Estado no litoral Norte estão em alerta para receber os possíveis feridos do desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da capital também estão aptas a receber os feridos.

    A secretaria acrescenta que todos os pacientes atendidos no HRLN tiveram os familiares localizados pela assistência social da unidade.

    Defesa Civil atua na cidade de São Sebastião (SP) / Rovena Rosa/Agência BrasilOs trabalhos de busca, resgate e salvamento seguem ininterruptamente na região. Atualmente, 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado

    O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil distribuem, nesta terça-feira, 7,5 toneladas de doações de itens de ajuda humanitária às vítimas dos temporais. Os insumos foram recolhidos no primeiro dia de doações da campanha organizada pelo órgão.

    O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou parcialmente o tráfego em diversos pontos que antes estavam totalmente obstruídos na Rodovia Rio-Santos (SP-055; nome oficial em SP Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba.