Deflação na economia brasileira, desemprego nos EUA e mais da tarde de 8 de maio

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Compartilhar matéria

A deflação de 0,31% em abril no Brasil, a pior taxa de desemprego desde a crise de 1929 nos Estados Unidos e o primeiro dia de lockdown - o isolamento total - no Ceará estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 8 de maio de 2020.

Lockdown

Fortaleza iniciou nesta sexta-feira (8) as medidas rígidas de isolamento social para combater o avanço da Covid-19. Somente as atividades essenciais vão permanecer. O Ceará tem 903 mortos dos mais de 9 mil em todo o Brasil.

África

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, se a pandemia não for controlada, o continente africano pode ter 44 milhões de infectados e até 190 mil mortos. 

Desemprego nos EUA

A taxa de desemprego nos Estados Unidos passou de 4,4% em março para 14,7% em abril, um aumento de 10,3 pontos percentuais. Mais de 20 milhões de norte-americanos perderam o emprego em abril. É a pior taxa desde a Grande Depressão em 1929. 

Deflação

O Brasil teve uma deflação de 0,31% em abril. Essa é a menor variação mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde agosto de 1998, quando teve uma queda de 0,51%. O grupo transportes, com os combustíveis mais baratos, foi o que mais influenciou. No acumulado do ano, o índice registrou 0,22%. 

Orçamento de Guerra

O Congresso Nacional promulgou o chamado "Orçamento de Guerra", que vai permitir a flexibilização das regras fiscais, administrativas e financeiras durante o período de calamidade pública do combate ao novo coronavírus.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br