Depoimento de executivo da Pfizer, grávidas em home office e mais de 13 de maio

Confira o '5 Fatos Manhã', apresentado pela âncora da CNN Elisa Veeck

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O depoimento do gerente geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, à CPI da Pandemia, e a lei sancionada que determina que grávidas façam home office durante a pandemia de Covid-19 estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta quinta-feira, 13 de maio de 2021.

CPI da Pandemia

A CPI da Pandemia ouve nesta manhã o gerente geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo. Ele era o CEO da empresa no país quando começaram as tratativas entre o governo brasileiro e a farmacêutica americana para a compra de vacinas contra a Covid-19.

Vacinas da Pfizer

No interrogatório a Murillo, o relator da CPI, Renan Calheiros, vai focar principalmente na atuação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, durante a negociação da Pfizer com o governo brasileiro.

Depoimento de Wajngarten

A CPI da Pandemia vai encaminhar o depoimento de Wajngarten ao Ministério Público. A comissão quer saber se ele mentiu, por exemplo, ao negar que tenha dito à revista Veja que houve incompetência do Ministério da Saúde na gestão de Eduardo Pazuello para a compra de vacinas. A Veja publicou um áudio da entrevista que confirma a crítica de Wajngarten ao ex-ministro.

Pandemia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que determina que as empresas devem manter as gestantes em trabalho remoto enquanto durar o estado de emergência de saúde pública na pandemia. O afastamento deve ser feito sem reduções no salário.

Economia

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a decidir um caso que pode custar quase R$ 250 bilhões aos cofres da União. A Corte está definindo as regras para o cálculo do PIS e da Cofins sem a incidência do ICMS, que é o imposto cobrado sobre a circulação de mercadorias. Os três são tributos aplicados sobre bens e serviços consumidos no país.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN