Deslizamento em Ouro Preto, 549 municípios em emergência por chuvas e mais de 13 de janeiro

5 Fatos Tarde, apresentado por Evandro Cini, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Fernanda Pinottida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Deslizamento no centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, e uma em cada dez cidades brasileiras em situação de emergência por conta das chuvas estão entre os destaques da tarde de 13 de janeiro de 2022.

Orçamento federal

A Casa Civil passará a ter a palavra final na gestão do Orçamento. A partir de agora, remanejamento e abertura de créditos vão precisar de manifestação prévia da pasta comandada por Ciro Nogueira.

Confiança e economia

A falta de confiança de brasileiros nas pessoas afeta a economia, revela um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. A pesquisa analisou correlações entre a confiança e questões como níveis de produtividade, inovação e formalização do mercado de trabalho.

Eleições 2022

Pré-candidata do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), a senadora Simone Tebet definiu o nome que conduzirá o marketing de sua campanha à sucessão presidencial. Em encontro, na capital paulista, ela fez um convite ao estrategista de comunicação Felipe Soutello.

Ele conduziu a campanha vitoriosa de Bruno Covas, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), à prefeitura de São Paulo, em 2020. A informação é do analista da CNN Gustavo Uribe.

Deslizamento em Ouro Preto (MG)

Um deslizamento em um morro no centro histórico de Ouro Preto destruiu casarões em Minas Gerais. De acordo com a prefeitura, a área já estava isolada e sendo monitorada por ser “local de grande atenção em períodos de chuva”. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, não há vítimas.

Período de chuvas

Chuvas deixam uma em cada dez cidades brasileiras em situação de emergência. No total, são 549 municípios com emergência declarada. Bahia e Minas Gerais concentram a maior parte dos atingidos.

O levantamento da CNN feito com base nos dados da Defesa Civil dos estados aponta ainda que mais de 133 mil pessoas tiveram que deixar as casas onde moram.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN