Dez orcas chegam perto de praia em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Cetáceos costumam frequentar as águas da região neste período do ano; a proximidade com a enseada, no entanto, chamou a atenção dos banhistas

Adriana Freitasda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Um grupo de dez orcas chegou bem próximo à enseada da Prainha, em Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, como é possível observar nas imagens feitas pela empresa Drone Adventures Brazil.

Membros da família de golfinhos, mas de maior porte e com características de superpredador, esses cetáceos costumam frequentar as águas da região neste período do ano.

O inédito desta vez foi a proximidade com os banhistas, registrada na tarde de quarta-feira (24).

Havia nove orcas da mesma família, entre adultos, jovens e filhotes e um macho chamado Almirante, o maior que se uniu ao grupo. Os cetáceos caçavam arraias.

Na semana passada, durante uma fiscalização da Polícia Federal na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, o grupo foi visto atacando uma baleia jubarte, que morreu.

Arraial do Cabo é considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil.

Ali, acontece um evento raro, conhecido como ressurgência, que faz com que águas muito profundas cheguem à superfície. A corrente traz com ela uma enorme quantidade de alimentos e de águas muito geladas, transparentes e azuis.

O fenômeno atrai uma grande quantidade e variedade de vida marinha para a região.

Mais Recentes da CNN