Diplomatas brasileiros na Venezuela são repatriados em avião da FAB
Grupo de 50 pessoas foi trazida de volta de Caracas para Brasília

O Itamaraty anunciou nesta sexta-feira (17) a repatriação de todos os integrantes brasileiros da representação diplomática na Venezuela em voo da FAB (Força Aérea Brasileira).
A operação foi realizada em conjunto com o Ministério da Defesa e determinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A aeronave partiu de Caracas e aterrissou na tarde desta sexta em Brasília.
O avião trouxe de volta 50 brasileiros —desses, 38 eram servidores, adidos ou familiares de funcionários do Itamaraty. As outras 12 pessoas eram cidadãos civis.
De acordo com os últimos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Venezuela tem 197 casos confirmados e nove mortes pelo novo coronavírus. Em março, o líder da oposição Juan Guaidó disse que o número real era maior do que os dados oficiais.
Leia também:
Na Venezuela, falta até água para médicos lavarem as mãos, dizem ONGs
Militares brasileiros contraem coronavírus na fronteira com a Venezuela
O país está em quarentena nacional há um mês, com suspensão de todas as atividades, exceto as essenciais. O fechamento da fronteira com a Venezuela foi a primeira a ser determinada pelo governo federal brasileiro, em 17 de março.
Segundo o presidente Jair Bolsonaro, essa é a divisa mais "sensível", para evitar o colapso do sistema de saúde em Roraima.