Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Edital do Enem 2023 é divulgado: confira datas e regras desta edição

    O período de inscrições acontece entre 5 e 16 de junho e as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro

    CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

    Da CNN

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, nesta segunda-feira (8), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que traz as datas, regras e informações para a edição deste ano.

    Confira o edital do Enem 2023.

    O período de inscrições acontece entre 5 e 16 de junho. A taxa de inscrição para realizar a prova é de R$ 85,00 e pode ser paga até 21 de junho.

    As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões acontecerá às 12h e a entrada será permitida até às 13h. A prova deve ter início às 13h30, e terminará em horários diferentes em cada dia de aplicação.

    O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e os resultados no dia 16 de janeiro de 2024.

    As notas do exame são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Os resultados individuais podem ser aproveitados pelos estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas, que mantêm convênio com o Inep.

    Isenção da taxa de inscrição

    Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição também foram divulgados nesta segunda, e o candidato que tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12). O edital também detalha como funcionam as regras para a isenção.

    Para conferir o resultado do pedido de isenção, basta acessar a Página do Participante.

    O candidato que teve isenção no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para ter direito à isenção na edição de 2023.

    O Inep alerta que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Com isenção ou não, todos os estudantes que forem fazer a prova devem se inscrever dentro do período previsto.

    *Publicado por Fernanda Pinotti, com informações da Agência Brasil