Educação de meninos para “nova masculinidade” começa em casa, diz especialista
À CNN Rádio, Ton Kohler, que é o criador do canal Papai Em Dobro, explicou que é necessário acabar com o “mito da incapacidade masculina” de fazer atividades geralmente atribuídas às mulheres
Em entrevista à CNN Rádio, no CNN Educação, o publicitário e criador do canal Papai Em Dobro, Ton Kohler, explicou que há desafios na educação de meninos no contexto social que temos.
Segundo ele, geralmente as referências masculinas são de homens que “geralmente tratam mulheres com desrespeito e por vezes violência.”
“A nova masculinidade que está surgindo para tratar mazelas que estão na história da humanidade, a gente precisa, nessa geração de agora, fazer o possível para que cresçam com o mínimo de referências negativas possível e nada melhor do que começar em casa”, completou.
Para isso, de acordo com Ton, é necessário ter ações pequenas, como estimular que garotos também façam atividades domésticas, para “mudar e transformar” os meninos.
Ele elenca que não se deve “eleger culpados”, tanto pelo comportamento masculino, quanto pelo feminino. “Nenhuma mudança vai acontecer de uma horar para a outra, nada como encorajar homens em criar prazer em executar ações de cuidado, que geralmente são feitas por mulheres.”
Ton, que perdeu a esposa de forma precoce e assumiu o papel de “pai-solo” afirmou que quer mostrar que “homens também são capazes e encontram prazer nessas atividades” e que não são de caráter feminino. “Por exemplo, essa coisa do sexto sentido das mães, achei que as mulheres tinham, como pai-solo, dedicação e afinco, passei a ter esse sexto sentido também.”