Embaixada dos EUA alerta americanos sobre risco de confrontos em 7 de Setembro

Documento sugere que americanos evitem áreas de protestos e mantenham ‘discrição’

Pedro Duranda CNN

Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil está alertando cidadãos americanos sobre o risco de confrontos nos protestos programados para o dia 7 de setembro. O comunicado sugere evitar áreas onde os protestos vão ser realizados, ter cuidado caso se depare com um grupo de manifestantes e manter “discrição”.

“A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil alerta aos cidadãos dos Estados Unidos para que evitem áreas ao redor de protestos e manifestações, já que mesmo manifestações programadas para serem pacíficas podem se tornar locais de conflito”, diz um trecho do comunicado obtido pela CNN.

A representação diplomática do país sugere ainda que os cidadãos americanos que residem no Brasil ou estão por um período no país façam cadastro nas redes sociais da embaixada e num programa de acompanhamento a visitantes, além de acompanharem a mídia local para ter informações atualizadas sobre os protestos.

Pessoas ligadas às embaixadas, ouvidas pela CNN, informaram que a medida é consequência de uma lei específica dos EUA que obriga representações diplomáticas a alertarem seus cidadãos em caso de eventos como esse e que esse tipo de alerta foi enviado para outras situações ao longo dos últimos anos.

O acirramento dos ânimos e a tensão entre os poderes com a potencial participação de militares reformados tem provocado cautela e redobrado o monitoramento de autoridades estaduais. Além das manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também estão previstos protestos de oposição ao governo.

Posicionamento da embaixada dos EUA

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil têm a responsabilidade de informar os cidadãos norte-americanos sobre eventos relevantes ocorridos em suas redondezas. Nossos avisos de rotina fornecem informações sobre os eventos atuais e os ajudam a decidir sobre suas próprias atividades. Esses alertas não refletem de forma alguma qualquer interpretação dos aspectos políticos, mas reiteram a orientação pública de longa data aos cidadãos norte-americanos.

Comunicado da embaixada dos Estados Unidos aos cidadãos americanos
Comunicado da embaixada dos Estados Unidos aos cidadãos americanos / Reprodução

Leia mais notícias do Brasil e do mundo na CNN.

Mais Recentes da CNN