Empresas investem em marketing para inovar na pandemia

Evento em São Paulo discute o futuro da tecnologia aliada à criatividade no trabalho

Evento PróXXIma debate inovação durante a pandemia
Evento PróXXIma debate inovação durante a pandemia Divulgação

Carolina LorencettiCarla Brandãoda CNN

em São Paulo

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Branding. E-commerce. Marketing. Se a sua empresa não pensou no conteúdo dessas palavras durante a pandemia, pode ser a hora de parar para refletir.

Em São Paulo, um evento que começou nesta quarta-feira (17) e vai até quinta-feira (18) reúne líderes e gestores de marca para discutir os rumos da inovação e da tecnologia e a influência delas para os negócios.

“Inovação move tudo o que a gente conhece”. Quem não está antenado provavelmente vai ter problemas”, disse Pyr Marcondes, sócio da Pipeline Capital, voltada ao suporte a negócios e à busca por oportunidades para empresas.

O presidente do site Meio & Mensagem, Marcelo de Salles Gomes, explica que o evento está voltado à comunicação digital e ao marketing para atualizar os profissionais da indústria. “São diversos tópicos que a gente tenta cobrir aqui, desde o crescimento do e-commerce, evolução dos games e do streaming”. Ele completa que a pandemia acelerou um processo de transformação digital que já estava em andamento. “Já era algo que ia acontecer, mas a gente deu um salto pro futuro. Todo mundo ficou em uma zona de desconforto, não foi uma transição suave. Tivemos que saltar no futuro, tomando decisões de risco.”

E assim, assumindo riscos, foi que uma grande rede de farmácias ampliou a receita com o comércio digital neste ano. A experiência foi apresentada durante o evento.

A empresa investiu no chamado “growth hacking” – modelo de trabalho que envolve equipes multidisciplinares e com funções específicas.

Com isso, a receita com as vendas nos canais digitais disparou no trimestre encerrado em novembro, na comparação com o mesmo período de 2018: “A pandemia acelerou a migração do consumidor pro digital. Antes da pandemia a gente tinha algo próximo de 1,5% da receita nos canais digitais, e agora a gente está fechando o trimestre com 9,6%. É um salto grande,” avalia Vitor Bertoncini, diretor executivo de marketing de clientes da Raia Drogasil.

Outra preocupação das empresas é a relação com o consumidor. Robson Harada, superintendente de growth marketing do Itaú Unibanco, disse que o importante é estabelecer uma conexão com o público, em que a marca consiga agregar e receber valor de volta.

Exemplo disso é a parceria para realizar o Taça das Favelas em um novo formato – o jogo, tradicionalmente disputado no campo de futebol, entrou também para o mundo dos games. Um ponto de destaque é o fato de que a tecnologia é uma ferramenta importante para impulsionar o trabalho. “O foco é de fato enxergar a tecnologia como alicerce e fio condutor de todo o trabalho de comunicação. A tecnologia tem o poder de amplificar a criatividade humana, para gerar um potencial competitivo para a marca”, conclui.

SERVIÇO

Evento ProXXIma

Horário: 09H30 ÀS 20H00 WTC SÃO PAULO – SÃO PAULO/SP

Endereço: Av. Das Nações Unidas, 12551 – 5º andar. São Paulo-SP.

Inscrições: terminam no dia 18 de novembro. O evento é pago. Outras informações: https://evento.proxxima.com.br/ingressos/

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