Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem 2023: resultado será divulgado nesta terça (16); saiba como acessar

    Candidato deve entrar na Página do Participante e utilizar o login do portal gov.br; horário não foi informado

    Local de prova do Enem 2023
    Local de prova do Enem 2023 Paulo Pinto/Agência Brasil - 05.nov.2023

    Da CNN

    Será divulgado nesta terça-feira (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Com a nota, o participante poderá, a partir do dia 22, se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o processo seletivo para ingresso em diversas universidades públicas do Brasil. O resultado também é utilizado como critério de pré-seleção para o ProUni e para o Fies.

    O horário exato em que o resultado será disponibilizado não foi informado.

    No caso da redação, a nota também será divulgada amanhã, mas os espelhos dos textos só serão disponibilizados aos candidatos em 90 dias após a publicação dos resultados. A nota da redação vai de 0 a 1.000. Para quem prestou a prova como treineiro, o resultado será divulgado somente em março.

    Como acessar os resultados

    1. Acesse a Página do Participante
    2. Faça login com o cadastro do portal gov.br
    3. Selecione a opção para visualizar o resultado da edição atual do exame

    Após a divulgação das notas, os participantes poderão, a partir do dia 22 de janeiro, se inscrever no Sisu. O prazo vai até o dia 25 e o resultado será publicado no dia 30 de janeiro.

    De acordo com o Ministério da Educação, neste ano serão oferecidas 264.360 vagas no Sisu. As oportunidades são distribuídas entre 127 instituições de ensino superior participantes do programa em todo o Brasil.

    Além do Sisu, a nota também pode ser usada para o ProUni, que é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda que atendam aos critérios de participação.

    A pré-seleção para o ProUni tem como base o resultado obtido pelos candidatos no Enem considerando as duas últimas edições do exame imediatamente anteriores. Para poder concorrer, o participante deverá ter atingido resultado mínimo de 450 pontos na média das cinco notas do Enem e não pode ter zerado na redação.

    Números do Enem 2023

    De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a edição do Enem do ano passado, que foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro em cerca de 9.400 locais.

    Em 2023, o índice de abstenção foi de 28,1% no primeiro dia de prova e de 32% no segundo.

    (Publicado por Fábio Munhoz)