Ensino presencial já está de volta em 14 estados

Levantamento da CNN mostra que outros dez estados e o Distrito Federal pretendem retomar aulas na escola ainda este ano; Roraima só em 2022

Silvana Freire e Giulia Alecrim,

da CNN, em Salvador e São Paulo

Ouvir notícia

Um levantamento da CNN aponta que 14 estados brasileiros estão com aulas presenciais na rede pública de ensino: Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso, Tocantins,  Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Na Bahia, que tem 900 mil estudantes na rede pública, alguns professores não querem voltar às salas de aula enquanto não completarem o esquema vacinal. O Ensino Médio está no formato híbrido – com apenas metade da turma em sala de aula. Para isso, as turmas foram dividas em dois grupos: um frequenta as aulas segundas, quartas e sextas, e o outro, terças, quintas e sábados.

 

Em Santa Catarina, o ensino presencial retornou em fevereiro, mas há opção de ensino remoto aos alunos e professores do grupo de risco. Em São Paulo, a partir deste mês as escolas estaduais também poderão determinar a capacidade de acolhimento dos alunos nas salas de aula. Já no Rio de Janeiro, desde abril foi autorizado o ensino híbrido com ocupação de 50% das salas.  

Sala de aula
Estudantes de máscara acompanham aula em escola da Zona Leste de São Paulo
Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo – 15 jun. 2021

 

Outros 10 estados – Goiás, Piauí, Paraíba, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Alagoas, Pará e Maranhão – além do Distrito Federal – têm previsão para retornar presencialmente ainda este ano. Apenas Roraima não planeja um retorno presencial para 2021.

Mais Recentes da CNN