Escombros da queda do telhado de igreja no Recife começam a ser retirados

Prefeitura anunciou que fará uma estrutura provisória ao lado do santuário para receber missas durante as obras de reconstrução

Da CNN Brasil
Teto de igreja desaba no Recife
Teto de igreja desaba no Recife  • Reprodução
Compartilhar matéria

A Prefeitura do Recife (PE) iniciou neste sábado (31) o trabalho de remoção dos escombros da queda do teto do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição.

O acidente ocorreu no início da tarde da última sexta-feira (30) e deixou duas pessoas mortas e 25 feridas.

O prefeito João Campos (PSB) afirmou que a administração municipal irá construir uma estrutura provisória para a igreja enquanto as obras de reconstrução do santuário estiverem em andamento.

O espaço provisório funcionará em uma quadra localizada ao lado da igreja. A primeira missa no local deverá ocorrer já neste sábado. O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, fará uma celebração em memória das vítimas, identificadas como Antônio José dos Santos, 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, 68.

O laudo que irá apontar as causas do acidente ainda não foi concluído.

Placas solares

Menos de uma semana antes da ocorrência, foi concluída a instalação de placas de energia solar sobre o telhado do santuário. Ainda não é possível dizer, no entanto, se há relação entre os fatos.

A empresa Sun Brasil, responsável por fazer a colocação desses equipamentos, afirmou que a igreja possuía um laudo que autorizava a obra para colocação dos equipamentos.

“Destacamos que a igreja tinha laudo estrutural autorizativo, bem como, nesta data, a meteorologia informa força excessiva dos ventos, fora da normalidade”, disse a empresa.

A companhia acrescentou que “já está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente e prestando o máximo de apoio”.